Percepção de crianças sobre plantas medicinais em ambiente escolar de educação infantil e ensino fundamental em Florianópolis, SC.

DSpace Repository

A- A A+

Percepção de crianças sobre plantas medicinais em ambiente escolar de educação infantil e ensino fundamental em Florianópolis, SC.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Rosa, Antônio Carlos Machado da
dc.contributor.author Sousa, Bruna Maria Nocetti Costa
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC. pt_BR
dc.date.accessioned 2014-06-19T00:46:34Z
dc.date.available 2014-06-19T00:46:34Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.date.submitted 2013-11-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117143
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia. en
dc.description.abstract As plantas medicinais fazem parte da terapia de cura há milhares de anos. São reconhecidas pela ANVISA e a OMS recomendou recentemente a sua difusão em nível mundial. Atendendo a isso, o governo brasileiro criou um programa de saúde pública, o PNPMF. Além disso, o MEC determina a elaboração de aulas de educação ambiental nas escolas. O presente trabalho se insere nesse contexto e teve como objetivo compreender qual a percepção das crianças da educação infantil e do ensino fundamental sobre plantas medicinais, utilizando a horta escolar e práticas junto aos alunos. As atividades foram realizadas na Escola dos Sonhos, em Florianópolis, SC, no período de setembro a novembro de 2013. Foi feita uma revisão bibliográfica que permitiu elaborar uma série de práticas junto aos alunos, respeitando a capacidade cognitiva por faixa etária. Na educação infantil foram reconhecidas 80% das plantas apresentadas a eles. No ensino fundamental, através das práticas, os alunos conseguiram compreender o que são as plantas medicinais. Com esse trabalho foi possível perceber que a presença de um Engenheiro Agrônomo nas escolas é importante para viabilizar espaços pedagógicos adequados, com plantas na relação ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Plantas medicinais; pe en
dc.format.extent 79 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Plantas medicinais; percepção de plantas medicinais; educação infantil; ensino fundamental; horta escolar. en
dc.title Percepção de crianças sobre plantas medicinais em ambiente escolar de educação infantil e ensino fundamental em Florianópolis, SC. en
dc.type TCCgrad en


Files in this item

Files Size Format View Description
Bruna Maria Nocetti Costa Sousa.pdf 1.932Mb PDF View/Open pdf

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar