O bibliotecário de biblioteca escolar como agente mediador e disseminador da leitura

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O bibliotecário de biblioteca escolar como agente mediador e disseminador da leitura

Mostrar registro completo

Título: O bibliotecário de biblioteca escolar como agente mediador e disseminador da leitura
Autor: Querino, Késia de Souza
Resumo: O presente trabalho verifica se o bibliotecário de biblioteca escolar de determinado Colégio particular do centro de Florianópolis atua como agente mediador e disseminador da leitura. Salienta que a leitura é uma atividade constante em nosso cotidiano. Aponta a necessidade de o indivíduo compreender o que lê de modo a entender suas responsabilidades na sociedade em que convive. Defende que a biblioteca escolar possui uma grande responsabilidade em fomentar a leitura. Cabe ao bibliotecário desenvolver projetos de incentivo à leitura e para que os mesmos obtenham total plenitude, existe a necessidade de interação entre professores e bibliotecário. A pesquisa desenvolvida é de caráter exploratório, e utilizou-se como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso; este, por meio de relatórios de observação das atividades de incentivo à leitura promovidas pela biblioteca escolar, pela entrevista realizada com o bibliotecário complementada por seus depoimentos, e por questionários aplicados com os professores do Fundamental I e Fundamental II do Colégio. Quanto aos resultados da pesquisa, pode-se comprovar que o bibliotecário desempenha suas atividades de agente mediador e disseminador da leitura de uma maneira exemplar.This study verifies if the school librarian library in a private school from downtown Florianópolis acts as an agent and disseminator of reading. Emphasizes that reading is a constant activity in our daily lives. Points the need for the individual to understand what he reads in order to understand their responsibilities in the society where he lives. Argues that the school library has a great responsibility to encourage reading. It is up to the librarian to develop projects to encourage reading and to them to be complete, there is a need for interaction between teachers and librarian. The research conducted is exploratory, and used as technical procedures the literature and case study, this developed through observation reports of encouraging reading activities promoted by the school library, the interview with the librarian complemented by their statements and by questionnaires applied to teachers of Elementary I and II of the Elementary School. About the results of the study, it is shown that the librarian performs its activities of mediator agent and reading disseminator in an exemplary way.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114956
Data: 2013-11-29


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
KÉSIA DE SOUZA QUERINO.pdf 1.590Mb PDF Visualizar/Abrir PDF/A

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar