O bibliotecário de biblioteca escolar como agente mediador e disseminador da leitura

DSpace Repository

A- A A+

O bibliotecário de biblioteca escolar como agente mediador e disseminador da leitura

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Caldin, Clarice Fortkamp
dc.contributor.author Querino, Késia de Souza
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC pt_BR
dc.date.accessioned 2013-12-19T18:52:48Z
dc.date.available 2013-12-19T18:52:48Z
dc.date.issued 2013-11-29
dc.date.submitted 2013-11-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114956
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia. en
dc.description.abstract O presente trabalho verifica se o bibliotecário de biblioteca escolar de determinado Colégio particular do centro de Florianópolis atua como agente mediador e disseminador da leitura. Salienta que a leitura é uma atividade constante em nosso cotidiano. Aponta a necessidade de o indivíduo compreender o que lê de modo a entender suas responsabilidades na sociedade em que convive. Defende que a biblioteca escolar possui uma grande responsabilidade em fomentar a leitura. Cabe ao bibliotecário desenvolver projetos de incentivo à leitura e para que os mesmos obtenham total plenitude, existe a necessidade de interação entre professores e bibliotecário. A pesquisa desenvolvida é de caráter exploratório, e utilizou-se como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso; este, por meio de relatórios de observação das atividades de incentivo à leitura promovidas pela biblioteca escolar, pela entrevista realizada com o bibliotecário complementada por seus depoimentos, e por questionários aplicados com os professores do Fundamental I e Fundamental II do Colégio. Quanto aos resultados da pesquisa, pode-se comprovar que o bibliotecário desempenha suas atividades de agente mediador e disseminador da leitura de uma maneira exemplar. en
dc.description.abstract This study verifies if the school librarian library in a private school from downtown Florianópolis acts as an agent and disseminator of reading. Emphasizes that reading is a constant activity in our daily lives. Points the need for the individual to understand what he reads in order to understand their responsibilities in the society where he lives. Argues that the school library has a great responsibility to encourage reading. It is up to the librarian to develop projects to encourage reading and to them to be complete, there is a need for interaction between teachers and librarian. The research conducted is exploratory, and used as technical procedures the literature and case study, this developed through observation reports of encouraging reading activities promoted by the school library, the interview with the librarian complemented by their statements and by questionnaires applied to teachers of Elementary I and II of the Elementary School. About the results of the study, it is shown that the librarian performs its activities of mediator agent and reading disseminator in an exemplary way. en
dc.format.extent 62 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Bibliotecário escolar en
dc.subject Biblioteca escolar en
dc.subject Incentivo leitura en
dc.subject Mediação leitura en
dc.subject Disseminação leitura en
dc.title O bibliotecário de biblioteca escolar como agente mediador e disseminador da leitura en
dc.type TCCgrad en


Files in this item

Files Size Format View Description
KÉSIA DE SOUZA QUERINO.pdf 1.590Mb PDF View/Open PDF/A

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar