CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO RENDIMENTO MÉDIO DOS TRABALHADORES

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CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO RENDIMENTO MÉDIO DOS TRABALHADORES

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Título: CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO RENDIMENTO MÉDIO DOS TRABALHADORES
Autor: Lima, Eleuza Ferreira; Moreira, Adriana Rochas de Carvalho Fruguli; Oliveira, Aparecida Antonia; Binotto, Erlaine
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição do ensino ofertado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na qualificação do corpo docente do Ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso do Sul no período de 1996 – 2007 e na faixa de rendimento médio das pessoas por grau de escolaridade. Para tanto, investigou-se a evolução da qualificação do corpo docente, salário médio e escolaridade dos empregos formais, a partir da implantação da UEMS nos Municípios em que ela está inserida. A metodologia utilizada caracteriza-se como um estudo histórico-documental com uso dos seguintes procedimentos para a obtenção dos objetivos propostos: pesquisa de referencial bibliográfico; levantamento de dados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e os arquivos institucionais da UEMS. Neste estudo foi feito uso do método shift-share, para a análise das variações estrutural e diferencial. De acordo com os dados levantados, conclui-se que das pessoas que atuavam na educação básica no período estudado, a maioria já possui o Ensino Superior. Destaca-se aumento do número de pessoas com Ensino Superior em todas as faixas de salários estudados.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114771
Data: 2013-11-27


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