CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO RENDIMENTO MÉDIO DOS TRABALHADORES
Show simple item record
dc.contributor.author |
Lima, Eleuza Ferreira |
|
dc.contributor.author |
Moreira, Adriana Rochas de Carvalho Fruguli |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Aparecida Antonia |
|
dc.contributor.author |
Binotto, Erlaine |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-13T19:20:52Z |
|
dc.date.available |
2013-12-13T19:20:52Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114771 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição do ensino ofertado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na qualificação do corpo docente do Ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso do Sul no período de 1996 – 2007 e na faixa de rendimento médio das pessoas por grau de escolaridade. Para tanto, investigou-se a evolução da qualificação do corpo docente, salário médio e escolaridade dos empregos formais, a partir da implantação da UEMS nos Municípios em que ela está inserida. A metodologia utilizada caracteriza-se como um estudo histórico-documental com uso dos seguintes procedimentos para a obtenção dos objetivos propostos: pesquisa de referencial bibliográfico; levantamento de dados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e os arquivos institucionais da UEMS. Neste estudo foi feito uso do método shift-share, para a análise das variações estrutural e diferencial. De acordo com os dados levantados, conclui-se que das pessoas que atuavam na educação básica no período estudado, a maioria já possui o Ensino Superior. Destaca-se aumento do número de pessoas com Ensino Superior em todas as faixas de salários estudados. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO RENDIMENTO MÉDIO DOS TRABALHADORES |
en |
dc.type |
Article |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar