CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO RENDIMENTO MÉDIO DOS TRABALHADORES

DSpace Repository

A- A A+

CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO RENDIMENTO MÉDIO DOS TRABALHADORES

Show simple item record

dc.contributor.author Lima, Eleuza Ferreira
dc.contributor.author Moreira, Adriana Rochas de Carvalho Fruguli
dc.contributor.author Oliveira, Aparecida Antonia
dc.contributor.author Binotto, Erlaine
dc.date.accessioned 2013-12-13T19:20:52Z
dc.date.available 2013-12-13T19:20:52Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114771
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição do ensino ofertado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na qualificação do corpo docente do Ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso do Sul no período de 1996 – 2007 e na faixa de rendimento médio das pessoas por grau de escolaridade. Para tanto, investigou-se a evolução da qualificação do corpo docente, salário médio e escolaridade dos empregos formais, a partir da implantação da UEMS nos Municípios em que ela está inserida. A metodologia utilizada caracteriza-se como um estudo histórico-documental com uso dos seguintes procedimentos para a obtenção dos objetivos propostos: pesquisa de referencial bibliográfico; levantamento de dados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e os arquivos institucionais da UEMS. Neste estudo foi feito uso do método shift-share, para a análise das variações estrutural e diferencial. De acordo com os dados levantados, conclui-se que das pessoas que atuavam na educação básica no período estudado, a maioria já possui o Ensino Superior. Destaca-se aumento do número de pessoas com Ensino Superior em todas as faixas de salários estudados. en
dc.language.iso por en
dc.title CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO RENDIMENTO MÉDIO DOS TRABALHADORES en
dc.type Article en


Files in this item

Files Size Format View
2013205 - Contr ... ma instituição pública.pdf 246.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar