A PERCEPÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NA UNIVERSIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ALUNO INGRESSANTE
Show full item record
Title:
|
A PERCEPÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NA UNIVERSIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ALUNO INGRESSANTE |
Author:
|
Pinho, Ana Paula Moreno; Aurelio, Rebeca Martins; Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales; Cerqueira, Doralice Marques de Araújo
|
Abstract:
|
O objetivo deste estudo consiste em analisar e avaliar a percepção de egressos de ensino médio em relação à sua adaptação no ambiente universitário, bem como o de compreender como ocorre esse processo de transição. Com este fim, foi conduzido um estudo qualitativo, utilizando como método entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo 8 estudantes matriculados em diversos cursos de uma instituição de ensino pública federal. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica qualitativa de Análise de Conteúdo, a partir da qual foram feitos agrupamentos de categorias semânticas. Observou-se que os aspectos relacionados ao ensino, didática e relação com os professores foram muito relevantes e mostraram ser categorias interdependentes. Embora a inserção em um ambiente diferente fosse potencialmente adversa, encararam tal realidade enquanto oportunidade de crescimento pessoal. No âmbito da percepção sobre condições de crescimento, observou-se que os participantes focaram mais em atividades extracurriculares e curriculares oferecidas pela universidade do que nas políticas afirmativas. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113100
|
Date:
|
2013-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar