A PERCEPÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NA UNIVERSIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ALUNO INGRESSANTE
Show simple item record
dc.contributor.author |
Pinho, Ana Paula Moreno |
|
dc.contributor.author |
Aurelio, Rebeca Martins |
|
dc.contributor.author |
Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales |
|
dc.contributor.author |
Cerqueira, Doralice Marques de Araújo |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-10T20:14:21Z |
|
dc.date.available |
2013-12-10T20:14:21Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113100 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo deste estudo consiste em analisar e avaliar a percepção de egressos de ensino médio em relação à sua adaptação no ambiente universitário, bem como o de compreender como ocorre esse processo de transição. Com este fim, foi conduzido um estudo qualitativo, utilizando como método entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo 8 estudantes matriculados em diversos cursos de uma instituição de ensino pública federal. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica qualitativa de Análise de Conteúdo, a partir da qual foram feitos agrupamentos de categorias semânticas. Observou-se que os aspectos relacionados ao ensino, didática e relação com os professores foram muito relevantes e mostraram ser categorias interdependentes. Embora a inserção em um ambiente diferente fosse potencialmente adversa, encararam tal realidade enquanto oportunidade de crescimento pessoal. No âmbito da percepção sobre condições de crescimento, observou-se que os participantes focaram mais em atividades extracurriculares e curriculares oferecidas pela universidade do que nas políticas afirmativas. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
A PERCEPÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NA UNIVERSIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ALUNO INGRESSANTE |
en |
dc.type |
Article |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar