O FENÔMENO EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DO BRASIL
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Title:
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O FENÔMENO EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DO BRASIL |
Author:
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Mello, Simone Portella Teixeira de; Santos, Elaine Garcia dos; Brisolara, Lenon Schmitz; Silva, Rosaura Espírito Santo da; Koglin, João Carlos de Oliveira
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Abstract:
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A pesquisa teceu o perfil do evadido dos cursos superiores de tecnologia, em uma instituição de ensino superior no sul do Brasil. Relacionou-se os motivos da desistência do curso, assim como elucidou alternativas de permanência na universidade para conter a evasão. Fez-se revisão bibliográfica em artigos publicados em periódicos Qualis, e após entrevista com evadidos deu via contato telefônico, e-mail e questionário por meio do software Lime Survey. Os resultados revelam que homens evadem mais que mulheres. A evasão ocorre no intervalo de idade entre 20 e 29 anos. O motivo mais frequente é a troca de curso na IES seguido de ingresso em outra IES. A sensação de abandono infere sentimentos de perda, de fracasso. Tais sensações remetem a um compromisso maior nos projetos pedagógicos em curso, à reações que otimizem o diálogo e talvez a permanência desse aluno na universidade, à criação de uma rede de relacionamentos dos ingressos e egressos. Ações psicopedagógicas prospectivas e maior flexibilidade curricular podem conter a evasão, assim como uma política institucional que considere um número significativo de bolsas de permanência. A educação isolada não muda as pessoas, mas sem educação não há rupturas. O sentimento de pertencimento parece ser o desafio para conter-se a evasão no ensino superior brasileiro. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113096
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Date:
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2013-11-27 |
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