O FENÔMENO EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DO BRASIL
Show simple item record
dc.contributor.author |
Mello, Simone Portella Teixeira de |
|
dc.contributor.author |
Santos, Elaine Garcia dos |
|
dc.contributor.author |
Brisolara, Lenon Schmitz |
|
dc.contributor.author |
Silva, Rosaura Espírito Santo da |
|
dc.contributor.author |
Koglin, João Carlos de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-10T20:03:33Z |
|
dc.date.available |
2013-12-10T20:03:33Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113096 |
|
dc.description.abstract |
A pesquisa teceu o perfil do evadido dos cursos superiores de tecnologia, em uma instituição de ensino superior no sul do Brasil. Relacionou-se os motivos da desistência do curso, assim como elucidou alternativas de permanência na universidade para conter a evasão. Fez-se revisão bibliográfica em artigos publicados em periódicos Qualis, e após entrevista com evadidos deu via contato telefônico, e-mail e questionário por meio do software Lime Survey. Os resultados revelam que homens evadem mais que mulheres. A evasão ocorre no intervalo de idade entre 20 e 29 anos. O motivo mais frequente é a troca de curso na IES seguido de ingresso em outra IES. A sensação de abandono infere sentimentos de perda, de fracasso. Tais sensações remetem a um compromisso maior nos projetos pedagógicos em curso, à reações que otimizem o diálogo e talvez a permanência desse aluno na universidade, à criação de uma rede de relacionamentos dos ingressos e egressos. Ações psicopedagógicas prospectivas e maior flexibilidade curricular podem conter a evasão, assim como uma política institucional que considere um número significativo de bolsas de permanência. A educação isolada não muda as pessoas, mas sem educação não há rupturas. O sentimento de pertencimento parece ser o desafio para conter-se a evasão no ensino superior brasileiro. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.title |
O FENÔMENO EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DO BRASIL |
en |
dc.type |
Article |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar