O estudante (in)visível na queixa escolar visível: um estudo sobre a constituição do sujeito na trajetória escolar

Repositorio Dspace

A- A A+

O estudante (in)visível na queixa escolar visível: um estudo sobre a constituição do sujeito na trajetória escolar

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Carvalho, Diana Carvalho de en
dc.contributor.author Souza, Simone Vieira de en
dc.date.accessioned 2013-12-05T23:04:07Z
dc.date.available 2013-12-05T23:04:07Z
dc.date.issued 2013 en
dc.identifier.other 319249 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107046
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. en
dc.description.abstract Esta tese apresenta um estudo sobre os sentidos produzidos pela criança/estudante com queixa escolar, no seu processo de escolarização, tendo como referência os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, da Psicologia Escolar Crítica, e dos estudos vinculados ao Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade. Participaram do estudo cinco crianças/estudantes encaminhadas para avaliação e atendimento psicológico no Serviço de Psicologia na UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), localizada na cidade de Palhoça, bem como os pais/responsáveis e professores dessas crianças. Na busca pela identificação e apreensão do que a criança tinha a dizer, foram elaboradas diferentes estratégias de pesquisa, objetivando o diálogo com o estudante e não sobre ele. Partiu-se do pressuposto de que o processo de constituição humana se dá por meio de mediações ? situações sociais de desenvolvimento ?, sendo a criança afetada profundamente por essas experiências, e tais mediações podem se caracterizar como algo restritivo ou emancipador do seu desenvolvimento. Como desdobramento do desenho de pesquisa, ancoragem teórica e metodológica, para acessar e melhor compreender as narrativas das crianças, foram criados cenários que pudessem garantir a escuta dos educadores e pais/responsáveis pelos estudantes que participaram da pesquisa. O foco da investigação foi, assim, o ponto de vista da criança, sendo privilegiadas as mediações vividas no espaço da escola e da família. O estudo demonstra que sucessivas experiências de humilhação, repetência, exclusão e medicalização têm produzido sofrimento, além, também, de ter atribuído sentidos às histórias de pouco sucesso escolar. Destaca-se, ainda, o peso de um olhar desqualificador, pautado sob a égide da normatização, classificação e do disciplinamento, fortemente presente no âmbito educacional, e que tem sido elemento norteador de práticas que justificam os encaminhamentos dos estudantes e das famílias em desvio. Por outro lado, evidencia-se que, quando os estudantes contam com outros cenários sociais, com experiências que validam a sua potência, que acolhem a diferença, que promovem atividades planejadas e construídas coletivamente, ao contar a sua história em voz alta, ou ao escutar uma história que é do colega, mas que traz fragmentos de algo que os aproxima ?, há uma possibilidade concreta de o estudante se estranhar no habitual lugar de aluno incapaz, e, de assim, imprimir novos sentidos a sua história escolar, ou seja, de ressignificar sua suposta incapacidade. <br> en
dc.description.abstract en
dc.format.extent 187 p.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Alunos en
dc.subject.classification Psicologia infantil en
dc.subject.classification Psicologia escolar en
dc.subject.classification Criancas - en
dc.subject.classification Idade escolar en
dc.subject.classification Aspectos psicológicos en
dc.subject.classification Crianças en
dc.subject.classification Problemas emocionais en
dc.title O estudante (in)visível na queixa escolar visível: um estudo sobre a constituição do sujeito na trajetória escolar en
dc.type Tese (Doutorado) en


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
319249.pdf 4.619Mb PDF Ver/

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar