Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP

DSpace Repository

A- A A+

Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Garcia, Wladimir Antonio da Costa en
dc.contributor.author Natividade, Patrícia Duarte Silva da en
dc.date.accessioned 2013-12-05T22:58:56Z
dc.date.available 2013-12-05T22:58:56Z
dc.date.issued 2013 en
dc.identifier.other 320417 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107014
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de CIências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013 en
dc.description.abstract Esta pesquisa objetiva analisar a experiência da Rádio Morro das Pedras, em Florianópolis, à luz do conceito de Rádio Escola, considerando a potência política envolvida no acesso aos meios de produção midiática. Relaciona, assim, as diferentes vivências de recepção pelos sujeitos da comunidade escolar, ao migrar os conceitos de micropolítica e agenciamento coletivo de desejo como hipóteses teóricas ou dispositivos. Desloca, assim, o rádio como operação pedagógica alternativa, numa linha de fuga dos clichês didáticos curriculares. A abordagem teórico-metodológica adotada foi a análise qualitativa, a partir do método de estudo de caso. A pesquisa conclui com a caracterização de uma experiência contraditória na criação e desenvolvimento de uma rádio escola <br> en
dc.description.abstract Resumen: Esta investigación tiene como objetivo analizar la experiencia de Radio Morro das Pedras, de Florianópolis, a la luz del concepto de la Radio escolar, teniendo en cuenta el poder político involucrado en el acceso a los medios de comunicación. Relaciona así, las distintas experiencias recogidas por los miembros de la comunidad escolar, al trasladar los conceptos de micropolítica y agenciamiento colectivo del deseo como hipótesis teóricas. Transformando así la radio en una estrategia pedagógica alternativa, una vía de escape a los clichés didácticos curriculares convencionales. El enfoque teórico metodológico utilizado fue el análisis cualitativo, a partir del método de estudio de caso. La investigación concluye con la caracterización de una experiencia contradictoria en la creación y desarrollo de uma radio escolar. en
dc.format.extent 205 p.| il., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Radio na educacao en
dc.subject.classification Florianópolis (SC) en
dc.subject.classification Psicologia social en
dc.title Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
320417.pdf 5.998Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar