dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Garcia, Wladimir Antonio da Costa |
en |
dc.contributor.author |
Natividade, Patrícia Duarte Silva da |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T22:58:56Z |
|
dc.date.available |
2013-12-05T22:58:56Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
en |
dc.identifier.other |
320417 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107014 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de CIências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013 |
en |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa objetiva analisar a experiência da Rádio Morro das Pedras, em Florianópolis, à luz do conceito de Rádio Escola, considerando a potência política envolvida no acesso aos meios de produção midiática. Relaciona, assim, as diferentes vivências de recepção pelos sujeitos da comunidade escolar, ao migrar os conceitos de micropolítica e agenciamento coletivo de desejo como hipóteses teóricas ou dispositivos. Desloca, assim, o rádio como operação pedagógica alternativa, numa linha de fuga dos clichês didáticos curriculares. A abordagem teórico-metodológica adotada foi a análise qualitativa, a partir do método de estudo de caso. A pesquisa conclui com a caracterização de uma experiência contraditória na criação e desenvolvimento de uma rádio escola <br> |
en |
dc.description.abstract |
Resumen: Esta investigación tiene como objetivo analizar la experiencia de Radio Morro das Pedras, de Florianópolis, a la luz del concepto de la Radio escolar, teniendo en cuenta el poder político involucrado en el acceso a los medios de comunicación. Relaciona así, las distintas experiencias recogidas por los miembros de la comunidad escolar, al trasladar los conceptos de micropolítica y agenciamiento colectivo del deseo como hipótesis teóricas. Transformando así la radio en una estrategia pedagógica alternativa, una vía de escape a los clichés didácticos curriculares convencionales. El enfoque teórico metodológico utilizado fue el análisis cualitativo, a partir del método de estudio de caso. La investigación concluye con la caracterización de una experiencia contradictoria en la creación y desarrollo de uma radio escolar. |
en |
dc.format.extent |
205 p.| il., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Educação |
en |
dc.subject.classification |
Radio na educacao |
en |
dc.subject.classification |
Florianópolis (SC) |
en |
dc.subject.classification |
Psicologia social |
en |
dc.title |
Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |