A política da diferença: educadores-intelectuais surdos em perspectiva

DSpace Repository

A- A A+

A política da diferença: educadores-intelectuais surdos em perspectiva

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Quadros, Ronice Müller de en
dc.contributor.author Silva, Vilmar da en
dc.date.accessioned 2013-12-05T21:53:43Z
dc.date.available 2013-12-05T21:53:43Z
dc.date.issued 2013-12-05
dc.identifier.other 273852 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106672
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009 en
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é o de investigar, a partir das narrativas de educadores-intelectuais surdos, de que forma a política da diferença subverte as relações de poder na educação de surdos. O tema nasceu da insatisfação que tenho - e continuo tendo - quanto às representações colonialistas em relação aos surdos, em que as diferenças culturais, linguísticas e identitárias, dentre outras, têm sido, histórica e concretamente, produzidas a partir de oposições binárias - surdo/ouvinte, visualidade/sonoridade, língua de sinais/língua oral etc. -, negando a complexidade que transita entre elas. Para tanto, me aproximei da teoria pós-colonial e de suas articulações com o pós-estruturalismo por se inscreverem em narrativas cujas fronteiras espaciais, temporais e discursivas se entrecruzam, mesclam sujeitos de diversos cantos do mundo, sujeitos diaspóricos e que transitam entre o passado e o presente, construindo pontes entre espaços assimétricos, (re)articulando diferenças para alcançar outras margens, múltiplas e transitórias. Para realizar a análise das narrativas, recorri à estratégia de análise denominada por Hall (1996) e outros autores de articulação por desarticular e desestabilizar a fixidez das narrativas colonizadoras que foram apreendidas como naturais. en
dc.description.abstract This thesis aims to investigate, taking into consideration the narratives of deaf intellectual-educators, in which way the politics of difference subverts the power relations in the area of deaf education. This theme arose from the lack of satisfaction that I have - and still have - regarding the colonial representations of deaf people, in which differences of culture, linguistics and identity, among others, have been historically produced from binary oppositions- deaf/hearing, visibility/sonority, sign language/oral language etc -, denying the complexity that lies between them. I have become closer to post-colonial theory, as well as to its articulations with post-structuralism, since both deal with narratives of spatial, temporal and discursive boundaries that cross one another, mixing subjects of many places in the world, subjects in diaspora, who transit between the past and the present, building bridges between asymmetric spaces, (re)articulating differences to reach other multiple and transitory margins. To analyze those narratives, I turned to the strategic analysis denominated by Hall (1996) and other authors as the articulation, for it disarticulates and unstables the colonizing narratives that have been learned as natural. en
dc.format.extent 175 p.| il. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Surdos - en
dc.subject.classification Educacao en
dc.subject.classification Educadores en
dc.subject.classification Intelectuais en
dc.title A política da diferença: educadores-intelectuais surdos em perspectiva en
dc.type Tese (Doutorado) en
dc.contributor.advisor-co Perlin, Gladis en


Files in this item

Files Size Format View
273852.pdf 1.853Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar