Um modelo construtivista para identificação do perfil de desempenho dos docentes de uma instituição de ensino superior no estado de Sergipe
Show full item record
Title:
|
Um modelo construtivista para identificação do perfil de desempenho dos docentes de uma instituição de ensino superior no estado de Sergipe |
Author:
|
Barros, Mirza Tamara Santos
|
Abstract:
|
Em um mundo onde a velocidade da informação e das mudanças organizacionais é cada vez maior, torna-se primordial saber quando e quais decisões devem ser tomadas. Estas decisões não são fáceis, já que envolvem variáveis diversas e deve-se enxergar a organização como um todo com suas complexas conexões, estando diretamente conectadas ao seu sucesso ou fracasso. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo que, através do levantamento de informações das necessidades e dos sistemas de valores do decisor e dos stakeholders (compreende todos os envolvidos em um projeto), identifique e utilize os critérios para avaliar e propor oportunidades de aperfeiçoamento do desempenho do corpo docente de uma Instituição de Ensino Superior. Seu processo de investigação surgiu da necessidade de tornar a organização competitiva e com um corpo docente detentor de uma maior visão organizacional, tendo seus esforços alinhados e de certa forma uniformizados. Entendendo que se trata de uma tarefa complexa, devido à heterogeneidade de suas atividades e a dificuldade de entendê-las, identificou-se a metodologia MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão) como o instrumento mais adequado para esse contexto decisional. A viabilidade da proposta é verificada em um estudo de caso que resultou em um diferencial capaz de promover a competitividade, permitido esclarecer os objetivos, sua mensuração e integração e possibilitando a geração de ações de aperfeiçoamento. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106576
|
Date:
|
2006 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar