Um modelo construtivista para identificação do perfil de desempenho dos docentes de uma instituição de ensino superior no estado de Sergipe

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo construtivista para identificação do perfil de desempenho dos docentes de uma instituição de ensino superior no estado de Sergipe

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Ensslin, Leonardo en
dc.contributor.author Barros, Mirza Tamara Santos en
dc.date.accessioned 2013-12-05T21:33:53Z
dc.date.available 2013-12-05T21:33:53Z
dc.date.issued 2006 en
dc.identifier.other 234246 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106576
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract Em um mundo onde a velocidade da informação e das mudanças organizacionais é cada vez maior, torna-se primordial saber quando e quais decisões devem ser tomadas. Estas decisões não são fáceis, já que envolvem variáveis diversas e deve-se enxergar a organização como um todo com suas complexas conexões, estando diretamente conectadas ao seu sucesso ou fracasso. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo que, através do levantamento de informações das necessidades e dos sistemas de valores do decisor e dos stakeholders (compreende todos os envolvidos em um projeto), identifique e utilize os critérios para avaliar e propor oportunidades de aperfeiçoamento do desempenho do corpo docente de uma Instituição de Ensino Superior. Seu processo de investigação surgiu da necessidade de tornar a organização competitiva e com um corpo docente detentor de uma maior visão organizacional, tendo seus esforços alinhados e de certa forma uniformizados. Entendendo que se trata de uma tarefa complexa, devido à heterogeneidade de suas atividades e a dificuldade de entendê-las, identificou-se a metodologia MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão) como o instrumento mais adequado para esse contexto decisional. A viabilidade da proposta é verificada em um estudo de caso que resultou em um diferencial capaz de promover a competitividade, permitido esclarecer os objetivos, sua mensuração e integração e possibilitando a geração de ações de aperfeiçoamento. en
dc.format.extent 1 v.| il., tabs., grafs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Universidades e faculdades - en
dc.subject.classification Corpo docente en
dc.subject.classification Desempenho en
dc.subject.classification Avaliação en
dc.subject.classification Modelos en
dc.subject.classification Professores en
dc.subject.classification Aperfeicoamento en
dc.subject.classification Processo decisório por critério múltiplo en
dc.title Um modelo construtivista para identificação do perfil de desempenho dos docentes de uma instituição de ensino superior no estado de Sergipe en
dc.type Dissertação (Mestrado) en
dc.contributor.advisor-co Petri, Sérgio Murilo en


Files in this item

Files Size Format View
234246.pdf 4.957Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar