Abstract:
|
Segundo Moran (1995), educar é colaborar para que professor e alunos nas escolas e organizações transformem suas vidas em permanentes processos de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção de sua identidade, de seu caminho pessoal e profissional, do seu projeto de vida, no desenvolvimento de suas habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seu espaço pessoal, social e de trabalho, tornando cidadãos realizados e produtivos. Entretanto, para que a escola saia do seu estágio de subdesenvolvimento, em que cada vez mais se percebe a distância entre ela e a realidade, é necessário romper com o ensino tradicional, disciplinar, descontextualizado e fragmentado para colocar em prática a formação integral do ser humano (Gariba, Jr. 2000). Nesse sentido tem-se a Educação à Distância como instrumento de democratização do saber, tendo como característica fundamental o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na qual professor e aluno, apesar de não permanecerem juntos em uma mesma sala, utilizam-se de meios que favoreçam a comunicação entre ambos. O Instituto Granbery atento a essas necessidades, rompeu o paradigma do ensino tradicional e ofereceu, no ano de 2000, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, dois cursos de pós-graduação em nível de mestrado. Assim, com o objetivo de apresentar e analisar a experiência da Instituto Granbery em Educação à Distância, tendo por base uma pesquisa qualitativa aplicada aos alunos, teve origem este trabalho. |