O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná

DSpace Repository

A- A A+

O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná

Show full item record

Title: O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná
Author: Ribas, Laira Aparecida Machado
Abstract: Este trabalho aborda as competências necessárias ao professor do século XXI, diante de uma sociedade que vive um grande desenvolvimento tecnológico e busca por uma educação de qualidade, que seja capaz de preparar o futuro profissional para exercer a sua cidadania. Através de uma pesquisa de campo realizada numa escola pública do interior do Paraná, apresenta a investigação da prática pedagógica de professores do Ensino Médio com relação à incorporação de tecnologias no processo da construção do conhecimento. Apesar do professor demonstrar ter conhecimento sobre a necessidade de mudar a sua prática pedagógica, a falta de tempo e de conhecimento técnico para o uso da informática foram apontados como as principais barreiras para a mudança de paradigma, além do fato de alguns professores desconhecerem o artefato computador como instrumento de aprendizagem interativa. O trabalho indica a necessidade de direcionar as reuniões pedagógicas como uma oportunidade de seduzir o professor para repensar a sua prática pedagógica e fazê-lo ver que a tecnologia pode ser um importante aliado no desenvolvimento de seu trabalho.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106524
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
PEPS2970-D.pdf 2.450Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar