O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vânia Ribas |
en |
dc.contributor.author |
Ribas, Laira Aparecida Machado |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T21:11:56Z |
|
dc.date.available |
2013-12-05T21:11:56Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
en |
dc.identifier.other |
193718 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106524 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho aborda as competências necessárias ao professor do século XXI, diante de uma sociedade que vive um grande desenvolvimento tecnológico e busca por uma educação de qualidade, que seja capaz de preparar o futuro profissional para exercer a sua cidadania. Através de uma pesquisa de campo realizada numa escola pública do interior do Paraná, apresenta a investigação da prática pedagógica de professores do Ensino Médio com relação à incorporação de tecnologias no processo da construção do conhecimento. Apesar do professor demonstrar ter conhecimento sobre a necessidade de mudar a sua prática pedagógica, a falta de tempo e de conhecimento técnico para o uso da informática foram apontados como as principais barreiras para a mudança de paradigma, além do fato de alguns professores desconhecerem o artefato computador como instrumento de aprendizagem interativa. O trabalho indica a necessidade de direcionar as reuniões pedagógicas como uma oportunidade de seduzir o professor para repensar a sua prática pedagógica e fazê-lo ver que a tecnologia pode ser um importante aliado no desenvolvimento de seu trabalho. |
en |
dc.format.extent |
74 f.| tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Prática de ensino |
en |
dc.subject.classification |
Professores |
en |
dc.subject.classification |
Efeito de inovações tecnológicas |
en |
dc.subject.classification |
Professores - |
en |
dc.subject.classification |
Formação |
en |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
en |
dc.title |
O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar