O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná

DSpace Repository

A- A A+

O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vânia Ribas en
dc.contributor.author Ribas, Laira Aparecida Machado en
dc.date.accessioned 2013-12-05T21:11:56Z
dc.date.available 2013-12-05T21:11:56Z
dc.date.issued 2002 en
dc.identifier.other 193718 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106524
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract Este trabalho aborda as competências necessárias ao professor do século XXI, diante de uma sociedade que vive um grande desenvolvimento tecnológico e busca por uma educação de qualidade, que seja capaz de preparar o futuro profissional para exercer a sua cidadania. Através de uma pesquisa de campo realizada numa escola pública do interior do Paraná, apresenta a investigação da prática pedagógica de professores do Ensino Médio com relação à incorporação de tecnologias no processo da construção do conhecimento. Apesar do professor demonstrar ter conhecimento sobre a necessidade de mudar a sua prática pedagógica, a falta de tempo e de conhecimento técnico para o uso da informática foram apontados como as principais barreiras para a mudança de paradigma, além do fato de alguns professores desconhecerem o artefato computador como instrumento de aprendizagem interativa. O trabalho indica a necessidade de direcionar as reuniões pedagógicas como uma oportunidade de seduzir o professor para repensar a sua prática pedagógica e fazê-lo ver que a tecnologia pode ser um importante aliado no desenvolvimento de seu trabalho. en
dc.format.extent 74 f.| tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Prática de ensino en
dc.subject.classification Professores en
dc.subject.classification Efeito de inovações tecnológicas en
dc.subject.classification Professores - en
dc.subject.classification Formação en
dc.subject.classification Tecnologia educacional en
dc.title O professor do século XXI: desafios e perspectivas atuais da esclola pública do Paraná en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
PEPS2970-D.pdf 2.450Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar