O trabalho dos professores do ensino fundamental: uma abordagem ergonômica
Show full item record
Title:
|
O trabalho dos professores do ensino fundamental: uma abordagem ergonômica |
Author:
|
Amado, Elizabeth
|
Abstract:
|
Este trabalho desenvolve-se a partir de um histórico da educação no Brasil, associado aos conceitos de ergonomia, buscando destacar a importância de um corpo docente saudável para uma melhor qualidade do ensino. Para isto estudou-se a relação entre a organização do trabalho e a saúde dos professores. O estudo de caso foi realizado em uma escola da rede municipal de Florianópolis, que nos últimos dois anos apresentou um índice elevado de afastamento de professores por motivo de saúde, em relação às outras escolas da rede. Como ferramenta, utilizou-se a Análise Ergonômica do Trabalho para fazer um levantamento da atividade docente, onde se verificou que há deficiência de recursos materiais, e também recursos humanos tais como (psicólogos, orientadores, assistentes de sala e dos pais). Verificou-se a necessidade de um melhor preparo acadêmico destes profissionais, para enfrentar a demanda diária de trabalho. Os resultados da pesquisa demonstraram um índice elevado de professores com problemas psicológicos, que apresentavam em comum, o fato de acumularem várias funções dentro da mesma atividade com uma carga de responsabilidade muito grande associado à desvalorização da profissão perante a sociedade. Este estudo demonstrou também que as doenças evoluem de acordo com o tempo de trabalho destes profissionais. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106498
|
Date:
|
2000 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar