O trabalho dos professores do ensino fundamental: uma abordagem ergonômica

DSpace Repository

A- A A+

O trabalho dos professores do ensino fundamental: uma abordagem ergonômica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vânia Ribas en
dc.contributor.author Amado, Elizabeth en
dc.date.accessioned 2013-12-05T20:51:36Z
dc.date.available 2013-12-05T20:51:36Z
dc.date.issued 2000 en
dc.identifier.other 186542 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106498
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract Este trabalho desenvolve-se a partir de um histórico da educação no Brasil, associado aos conceitos de ergonomia, buscando destacar a importância de um corpo docente saudável para uma melhor qualidade do ensino. Para isto estudou-se a relação entre a organização do trabalho e a saúde dos professores. O estudo de caso foi realizado em uma escola da rede municipal de Florianópolis, que nos últimos dois anos apresentou um índice elevado de afastamento de professores por motivo de saúde, em relação às outras escolas da rede. Como ferramenta, utilizou-se a Análise Ergonômica do Trabalho para fazer um levantamento da atividade docente, onde se verificou que há deficiência de recursos materiais, e também recursos humanos tais como (psicólogos, orientadores, assistentes de sala e dos pais). Verificou-se a necessidade de um melhor preparo acadêmico destes profissionais, para enfrentar a demanda diária de trabalho. Os resultados da pesquisa demonstraram um índice elevado de professores com problemas psicológicos, que apresentavam em comum, o fato de acumularem várias funções dentro da mesma atividade com uma carga de responsabilidade muito grande associado à desvalorização da profissão perante a sociedade. Este estudo demonstrou também que as doenças evoluem de acordo com o tempo de trabalho destes profissionais. en
dc.format.extent XII,103 f.| tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau en
dc.subject.classification Professores en
dc.subject.classification Saude mental en
dc.subject.classification Professores en
dc.subject.classification Saude en
dc.subject.classification Professores en
dc.subject.classification Aspectos psicologicos en
dc.title O trabalho dos professores do ensino fundamental: uma abordagem ergonômica en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
186542.pdf 174.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar