Uma experiência em construção: do fazer-se escola pública à práxis político-pedagógica na perspectiva da educação libertadora

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Uma experiência em construção: do fazer-se escola pública à práxis político-pedagógica na perspectiva da educação libertadora

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Fleuri, Reinaldo Matias en
dc.contributor.author Caleffi, Olma en
dc.date.accessioned 2013-12-05T20:22:11Z
dc.date.available 2013-12-05T20:22:11Z
dc.date.issued 1994 en
dc.identifier.other 98284 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106398
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1994. en
dc.description.abstract O estudo centra-se nos aspectos que caracterizam o projeto político-pedagógico do Colégio Estadual Expedicionário Mário Nardelli como alternativo, abrangendo o período de 1985 a 1990, e como este projeto foi sendo construído no âmbito da política educacional do Estado de Santa Catarina. Objetiva refletir a possibilidade de, no espaço da escola pública, construir coletivamente uma educação que contemple o ser humano como sujeito histórico, cujo processo se insere na luta concreta pela transformação das estruturas sociais em vista de uma sociedade justa. Dentro dessa perspectiva buscou-se compreender a educação como um dos espaços possíveis de luta pela libertação, participação e autonomia do ser humano, como um lugar de embate pela transformação das estruturas sociais vigentes, pela construção de relações que superem a situação de opressores-oprimidos, o que não significa uma troca dos pólos de dominação. É, antes, a consciência do ser mais que todo ser humano necessita buscar - necessidade de transcedência -, em contraposição ao ter mais - valor fundamental sobre o qual se assenta uma sociedade de classes e que possibilita exercer a dominação sobre o outro. Procurou-se também conhecer: alguns dados da trajetória histórica do Rio do Cedro - SC - local em que se situa o Colégio Estadual Expedicionário Mário Nardelli -, desde 1905, quando se iniciam as primeiras negociações com o Governo do Estado para a colonização da Região do Alto Vale do Itajaí - Santa Catarina; a escola como preocupação dos colonizadores desde a chegada das primeiras famílias, em 1914, em Rio das Pombas (atualmente Rio do Oeste); as constantes formas de garantir a educação; o processo de transformação da escola de paroquial à pública e a decisão por um projeto político-pedagógico na perspectiva da educação libertadora, a partir de 1985. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Escolas publicas en
dc.subject.classification Rio do Oeste (SC) en
dc.subject.classification Educação para o trabalho en
dc.title Uma experiência em construção: do fazer-se escola pública à práxis político-pedagógica na perspectiva da educação libertadora en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


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