Isolamento e caracterização de stirilpironas e Cumarinas de polygala sabulosa e avaliação da atividade Ansiolítica

DSpace Repository

A- A A+

Isolamento e caracterização de stirilpironas e Cumarinas de polygala sabulosa e avaliação da atividade Ansiolítica

Show full item record

Title: Isolamento e caracterização de stirilpironas e Cumarinas de polygala sabulosa e avaliação da atividade Ansiolítica
Author: BASTOS, Juliana
Abstract: No presente trabalho, a reinvestigação fitoquímica da espécie P. sabulosa nos mostra a identificação e caracterização de estirilpironas, protohipericina e escopoletina, esta última inédita para a espécie . As estirilpironas possuem um esqueleto estrutural muito semelhante às kavalactonas de Kava-Kava, planta esta com importante atividade ansiolitíca e antidepressiva e que já é comercializada como fitoterápico. O extrato bruto hidroalcoólico de P. sabulosa foi prefracionado por extração com os solventes, hexano, clorofórmio e acetato de etila. A fração clorofórmica foi cromatografada em coluna de sílica gel e as frações contendo estirilpironas e cumarinas foram recromatografadas em coluna de sílica flash e purificadas por recristalização. De uma segunda coluna da fração clorofórmica foi isolada a protohipericina. A identificação destes compostos foi realizada através de análises espectroscópicas de RMN (ressonância magnética nuclear) e pelos tempos de retenção em CG (cromatografia gasosa) comparadas com padrões. As estirilpironas foram submetidas a bioensaios de atividade ansiolítica no modelo do labirinto de cruz elevado. Como resultado, as estirilpironas promoveram um efeito do tipo ansiolítico na dose de 500 mg/Kg, com efeito similar ao apresentado pelos animais tratados com diazepam 0,75mg/Kg i.p. quando comparados com o grupo controle.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105198
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
Juliana_Bastos.pdf 992.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar