Análise fitoquímica de Tithonia Diversifolia cultivada no herbário de plantas medicinais do Hospital Universitário (HU)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Análise fitoquímica de Tithonia Diversifolia cultivada no herbário de plantas medicinais do Hospital Universitário (HU)

Mostrar registro completo

Título: Análise fitoquímica de Tithonia Diversifolia cultivada no herbário de plantas medicinais do Hospital Universitário (HU)
Autor: SILVA, Priscila de Bem
Resumo: A planta estudada Tithonia diversifolia, utilizada como adubo em plantações, flores na apicultura, as folhas no alimento de animais (boi, carneiro, etc.). O extrato das folhas apresenta sesquiterpenos lactonas, ácidos orgânicos, compostos fenólicos, taninos, flavonóides, leucoantocianidinas, glicosídeos esteroidáis, triterpênicos e fitoesteróis. As análises por IV permitiram-nos identificar a presença predominante de grupos funcionais hidrofílicos e lactonas. As análises por RMN ¹H (200 MHZ) e ¹³C (50 MHz) confirmaram a presença destes grupos funcionais e apresentam perfis compatíveis com a presença de sesquiterpenos lactonas. As análises em CG com a frações isoladas mostram a predominância de picos na faixa de eluição de sesquiterpenos. O óleo essencial extraído das flores por hidrodestilação renderam 0,06%. A análise por CG do óleo essencial mostram como principais compostos os monoterpenos, apresentando também picos na faixa de eluição de sesquiterpenos e diterpenos.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105011
Data: 2003


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Priscila_Silva.pdf 2.650Mb PDF Visualizar/Abrir PDF

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar