Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares

Mostrar registro completo

Título: Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares
Autor: Pinheiro, Nara Vilma Lima
Resumo: Este estudo investiga, em perspectiva histórica, práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de Aritmética na escola elementar, nos primeiros anos escolares. Em específico, trata das transformações do significado do conceito de número, ao longo do tempo (1880 a 1970), analisando o seu ensino em três instituições modelo para generalização de práticas pedagógicas inovadoras na cidade de São Paulo. São elas: a Escola Americana, a Escola Normal da Praça e a Escola Experimental Vera Cruz. O período delimitado para a pesquisa foi marcado por três grandes movimentos educacionais: a pedagogia intuitiva, a pedagogia renovada e a pedagogia moderna. As documentações destas três instituições constituem importante material para o estudo das práticas pedagógicas, uma vez que cada instituição, a seu tempo, foi considerada como referência em termos de inovações metodológicas. Compreender a transição dos movimentos educacionais requer, dentre outros esforços, aprofundar as considerações a respeito de cultura escolar, apropriações, estratégias e táticas. Por isso utilizar-se-á como referencial teórico-metodológico o ferramental advindo da História Cultural. A análise da documentação revelou novas práticas pedagógicas, mudanças de significado para o ensino de número e a introdução de novos conteúdos na Aritmética escolar.
Descrição: O original desta publicação encontra-se depositado na Biblioteca da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 155f + anexos (CD-ROM).
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104911
Data: 2013


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Nara_Vilma_Lima_Pinheiro_Dissertação_2013.pdf 2.580Mb PDF Visualizar/Abrir Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar