Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.contributor.author |
Pinheiro, Nara Vilma Lima |
|
dc.date.accessioned |
2013-09-23T10:50:34Z |
|
dc.date.available |
2013-09-23T10:50:34Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104911 |
|
dc.description |
O original desta publicação encontra-se depositado na Biblioteca da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 155f + anexos (CD-ROM). |
|
dc.description.abstract |
Este estudo investiga, em perspectiva histórica, práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de Aritmética na escola elementar, nos primeiros anos escolares. Em específico, trata das transformações do significado do conceito de número, ao longo do tempo (1880 a 1970), analisando o seu ensino em três instituições modelo para generalização de práticas pedagógicas inovadoras na cidade de São Paulo. São elas: a Escola Americana, a Escola Normal da Praça e a Escola Experimental Vera Cruz. O período delimitado para a pesquisa foi marcado por três grandes movimentos educacionais: a pedagogia intuitiva, a pedagogia renovada e a pedagogia moderna. As documentações destas três instituições constituem importante material para o estudo das práticas pedagógicas, uma vez que cada instituição, a seu tempo, foi considerada como referência em termos de inovações metodológicas. Compreender a transição dos movimentos educacionais requer, dentre outros esforços, aprofundar as considerações a respeito de cultura escolar, apropriações, estratégias e táticas. Por isso utilizar-se-á como referencial teórico-metodológico o ferramental advindo da História Cultural. A análise da documentação revelou novas práticas pedagógicas, mudanças de significado para o ensino de número e a introdução de novos conteúdos na Aritmética escolar. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Conceito de número |
en |
dc.subject |
Ensino intuitivo |
en |
dc.subject |
Escola ativa |
en |
dc.subject |
Escola americana |
en |
dc.subject |
Escola normal |
en |
dc.subject |
Escola experimental |
en |
dc.title |
Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares |
en |
dc.type |
Other |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar