Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de Escola Nova

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de Escola Nova

Mostrar registro completo

Título: Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de Escola Nova
Autor: Marques, Josiane Acácia de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar manuais pedagógicos com a finalidade de investigar as orientações dadas para o ensino de matemática no período de movimento de Escola Nova no Brasil a professores do curso primário. Em especial, foram escolhidos os manuais: A nova metodologia da aritmética, 1936 de autoria de Edward Lee Thorndike; Metodología de la aritmética y la geometría, de 1932 de autoria de Margarita Comas; Como se ensina à aritmética: didáctica, 1933 e Como se ensina a raciocinar em aritmética, 1934, ambos de autoria de Faria de Vasconcelos; Didática da Escola Nova, de 1935 de autoria de Miguel Aguayo; A aritmética na Escola Nova, 1933 de autoria de Everardo Backheuser. A análise dos manuais norteou-se pela seguinte interrogação: como os manuais pedagógicos, orientadores de práticas pedagógicas para o ensino de matemática no curso primário, elaboraram um discurso escolanovista que circulou no Brasil? A pesquisa desenvolve-se sob a ótica histórico-cultural. O resultado do estudo indica que por intermédio dos manuais pedagógicos elencados anteriormente foram trazidas ao Brasil as discussões escolanovistas defendidas por Dewey (1859-1952), Thorndike (1874-1949), Claparède (1873-1940), Ferrière (1879-1969), Montessori (1870-1952) e Decroly (1871-1932), indicando que os discursos escolanovistas referentes ao ensino de matemática assemelham-se, fato que pôde ser constatado a partir da construção das seguintes categorias de análise, cálculo em multiplicação, resolução de problemas, problemas sem número, metodologia de projetos e testes matemáticos. Ao que parece, formou-se uma vulgata escolanovista, relativamente às orientações para o ensino de matemática, no período analisado.
Descrição: O original desta publicação enconta-se depositado na Biblioteca da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 113f + anexos (CD-ROM).
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104818
Data: 2013


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
JOSIANE A. O. MARQUES DISSERTAÇÃO.pdf 1010.Kb PDF Visualizar/Abrir Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de Escola Nova

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar