Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de Escola Nova
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dc.contributor.advisor |
Valente, Wagner Rodrigues |
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dc.contributor.author |
Marques, Josiane Acácia de Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2013-09-13T13:19:48Z |
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dc.date.available |
2013-09-13T13:19:48Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104818 |
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dc.description |
O original desta publicação enconta-se depositado na Biblioteca da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 113f + anexos (CD-ROM). |
en |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar manuais pedagógicos com a finalidade de investigar as orientações dadas para o ensino de matemática no período de movimento de Escola Nova no Brasil a professores do curso primário. Em especial, foram escolhidos os manuais: A nova metodologia da aritmética, 1936 de autoria de Edward Lee Thorndike; Metodología de la aritmética y la geometría, de 1932 de autoria de Margarita Comas; Como se ensina à aritmética: didáctica, 1933 e Como se ensina a raciocinar em aritmética, 1934, ambos de autoria de Faria de Vasconcelos; Didática da Escola Nova, de 1935 de autoria de Miguel Aguayo; A aritmética na Escola Nova, 1933 de autoria de Everardo Backheuser. A análise dos manuais norteou-se pela seguinte interrogação: como os manuais pedagógicos, orientadores de práticas pedagógicas para o ensino de matemática no curso primário, elaboraram um discurso escolanovista que circulou no Brasil? A pesquisa desenvolve-se sob a ótica histórico-cultural. O resultado do estudo indica que por intermédio dos manuais pedagógicos elencados anteriormente foram trazidas ao Brasil as discussões escolanovistas defendidas por Dewey (1859-1952), Thorndike (1874-1949), Claparède (1873-1940), Ferrière (1879-1969), Montessori (1870-1952) e Decroly (1871-1932), indicando que os discursos escolanovistas referentes ao ensino de matemática assemelham-se, fato que pôde ser constatado a partir da construção das seguintes categorias de análise, cálculo em multiplicação, resolução de problemas, problemas sem número, metodologia de projetos e testes matemáticos. Ao que parece, formou-se uma vulgata escolanovista, relativamente às orientações para o ensino de matemática, no período analisado. |
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dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Ensino de matemática |
en |
dc.subject |
Manuais pedagógicos |
en |
dc.subject |
Escola nova |
en |
dc.title |
Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de Escola Nova |
en |
dc.type |
Other |
en |
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