Demanda por transporte rodoviário urbano: um modelo computacional baseado em agentes
Show full item record
Title:
|
Demanda por transporte rodoviário urbano: um modelo computacional baseado em agentes |
Author:
|
Avancini, Daniel Paulon
|
Abstract:
|
O presente trabalho tem por objetivo elaborar um modelo computacional baseado em agentes aplicado à demanda por transporte rodoviário urbano em via única, de maneira a captar algumas características presentes no deslocamento diário de pessoas continente-ilha na cidade de Florianópolis. É proposto um modelo composto por agentes que se deparam com duas estratégias de modal de transporte ( carro ou ônibus) e duas estratégias de horário de saída. A escolha dos agentes é dada por um modelo de escolha discreta com externalidades de rede, no qual a decisão de cada um influencia a utilidade dos demais. A implementação computacional do modelo é feita através do programa Netlogo. Os resultados indicam a predominância do termo determinístico na escolha dos agentes e a convergência ao equilíbrio após poucas rodadas de interação. |
Description:
|
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Graduação em Ciências Econômicas. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103830
|
Date:
|
2013-07-24 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar