Demanda por transporte rodoviário urbano: um modelo computacional baseado em agentes
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
en |
dc.contributor.advisor |
Silveira, Jaylson Jair da |
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dc.contributor.author |
Avancini, Daniel Paulon |
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dc.date.accessioned |
2013-07-24T12:53:44Z |
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dc.date.available |
2013-07-24T12:53:44Z |
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dc.date.issued |
2013-07-24 |
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dc.date.submitted |
2013 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103830 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Graduação em Ciências Econômicas. |
en |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo elaborar um modelo computacional baseado em agentes aplicado à demanda por transporte rodoviário urbano em via única, de maneira a captar algumas características presentes no deslocamento diário de pessoas continente-ilha na cidade de Florianópolis. É proposto um modelo composto por agentes que se deparam com duas estratégias de modal de transporte ( carro ou ônibus) e duas estratégias de horário de saída. A escolha dos agentes é dada por um modelo de escolha discreta com externalidades de rede, no qual a decisão de cada um influencia a utilidade dos demais. A implementação computacional do modelo é feita através do programa Netlogo. Os resultados indicam a predominância do termo determinístico na escolha dos agentes e a convergência ao equilíbrio após poucas rodadas de interação. |
en |
dc.format.extent |
54 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Demanda por transporte urbano |
en |
dc.subject |
Modelo computacional baseado em agentes |
en |
dc.subject |
Modelo de escolhas discreta |
en |
dc.title |
Demanda por transporte rodoviário urbano: um modelo computacional baseado em agentes |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
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