Pedro Nava e o potencial (auto) formativo da memória

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Pedro Nava e o potencial (auto) formativo da memória

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Dozol, Marlene de Souza en
dc.contributor.author Schueroff, Alencar en
dc.date.accessioned 2013-07-16T04:35:36Z
dc.date.available 2013-07-16T04:35:36Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 en
dc.identifier.other 315058 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103428
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2012. en
dc.description.abstract Este é um estudo sobre a (auto) formação de Pedro da Silva Nava (1903-84), memorialista de Minas Gerais. Para tanto, procurou-se investigar as forças que exerceram papel formativo sobre Nava, em três segmentos de sua história: família, escola e amigos, que compõem, a propósito, os três capítulos apresentados na pesquisa. A esta intenção, foi acrescentada a ideia de um "formar-se", que compreende a iniciativa própria do escritor em recorrer às letras, impulsionada por subjetividades a ele inerentes. Na parte da família, três nomes foram escolhidos: Maria Luísa (avó), Antônio Salles (tio) e Ennes de Souza (tio-avô), os quais influenciaram, significativamente, Nava em sua vida e em sua carreira de escritor. O capítulo que se debruça sobre as memórias escolares ganhou uma subdivisão, que procurou compreender desde os primeiros passos do escritor em ambiente escolar (nos Colégios Andrès e Lucindo Filho, ambos em Juiz de Fora) até a conclusão de seus estudos médios, anteriores ao ingresso na faculdade de medicina, em Belo Horizonte. O último capítulo falou sobre os agitados anos 20, durante os quais Nava foi, concomitantemente, funcionário público, universitário e agitador cultural, juntamente com figuras como Carlos Drummond de Andrade. Experiências que, combinadas com outros estudos e numa leitura própria, buscaram mostrar, ainda que parcialmente, o processo (auto) formativo daquele que se sagrou um genial escritor brasileiro. en
dc.description.abstract This is a study about the (self) formation of Pedro da Silva Nava (1903-84), writer of memoirs from Minas Gerais. For this, the proposal was to investigate the forces which performed formative role over Nava, on three segments of his history: family, school and friends, that compose, by the way, the three chapters present in this research. To this intention, a "self-forming" ideia was added, which comprehends the writer's initiative on searching words, stimulated by his own subjectivities. From the family, three names were chosen: Maria Luísa (grandmother), Antônio Salles (uncle) and Ennes de Souza (great-uncle), who influenced, significantly, Nava during his life and carrer as a writer. The chapter about the scholar memories got a subdivision, that wanted to comprise since the writer's first steps, in Juiz de Fora, until the conclusion of his medical studies, in Belo Horizonte. The last chapter talked about the excited 1920's, when Nava was, at the same time, a civil servant and a cultural agitator, with people like Carlos Drummond de Andrade. Experiences that, combined with other studies and a selfreading, tried to show, although in a parcial way, the (self) formative process of the one who became a genial Brazilian writer. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Literatura en
dc.subject.classification Historia e critica en
dc.subject.classification Escritores brasileiros en
dc.subject.classification Minas Gerais en
dc.title Pedro Nava e o potencial (auto) formativo da memória en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


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