Vestígios do dia: arte, acolhimento e outras epifanias

DSpace Repository

A- A A+

Vestígios do dia: arte, acolhimento e outras epifanias

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Garcia, Wladimir Antonio da Costa en
dc.contributor.author Diederichsen, Maria Cristina Ratto en
dc.date.accessioned 2013-07-16T04:35:11Z
dc.date.available 2013-07-16T04:35:11Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 en
dc.identifier.other 316848 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103426
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2012 en
dc.description.abstract Este trabalho visa realizar um passeio por entre as descontínuas, incertas e sinuosas paisagens da contemporaneidade, onde o imaginário e o real se interpenetram, diferentes olhares se cruzam, múltiplos discursos se tocam. Uma conversa ficcional acontece entre uma professora de arte e outros personagens, pensando o ensino da arte como possibilidade de criação e acolhimento do fora, de outros devires, outras sensibilidades, de novas maneiras de viver, de ser-em-grupo, e de uma potencialização poética do processo de aprender e de viver. Diante/dentro da crise em que nos encontramos como inventores de mundos e construtores da herança que deixamos aos que nascem depois de nós, o ato artístico pode produzir estranhamentos, olhares enviesados, questionar as maneiras habituais de percepção, e, como quem vive cada momento, cada vez como a primeira vez, inaugurar tempos, produzir diferenças, liberdades e possibilidades de encontro.<br> en
dc.description.abstract Abstract : This work aims to make a promenade through the discontinuous, uncertain and winding contemporary landscapes, where imaginary and real interpenetrate, different perspectives intersect, multiple discourses touch each other. A fictional conversation happens between an art teacher and other characters, thinking art education as a possibility of creating and sheltering the outside, other becomings, other sensitivities, new ways of living, of being-in-group and of a poetic potentiation of the process of learning and living. Before/within the crisis in which we find ourselves as inventors and builders of the heritage that we leave to those who are born after us, the artistic act can produce estrangements, oblique views, question the habitual ways of perception, and, as those who live every moment, every time like the first time, inaugurate a new time, producing differences, freedoms and possibilities of meeting. en
dc.format.extent 198 p.| il. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Arte e educação en
dc.subject.classification Percepção en
dc.subject.classification Estetica en
dc.subject.classification Criação (literária, artística, etc) en
dc.subject.classification Poetica en
dc.title Vestígios do dia: arte, acolhimento e outras epifanias en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
316848.pdf 4.787Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar