Capoeira de Capelo e os intelectuais maloqueiros: limites e possibilidades para formação de educadores(as) populares de capoeira

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Capoeira de Capelo e os intelectuais maloqueiros: limites e possibilidades para formação de educadores(as) populares de capoeira

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Título: Capoeira de Capelo e os intelectuais maloqueiros: limites e possibilidades para formação de educadores(as) populares de capoeira
Autor: Silva, Bruno Emmanuel Santana da
Resumo: Esta tese analisou as contradições emergentes entre os saberes populares e o conhecimento científico no âmbito das contradições pertinentes ao ensino e à formação de educadores populares de capoeira do Núcleo de estudos de movimentos sociais e relações interculturais (Núcleo MOVER). Essas contradições foram concretamente materializadas no campo empírico das práticas educativas das duas edições do Curso de Formação de Educadores de Capoeira na Perspectiva Intercultural - denominado de PERI-Capoeira - na perspectiva de contribuir para a elaboração de referenciais epistemológicos, teóricos e pedagógicos, visando à construção da cidadania e emancipação humana socialmente referenciada à luz do Materialismo Histórico Dialético, tendo como princípio da pesquisa a prática como critério da verdade. Dessa maneira, nossa proposta se caracterizou pela possibilidade do PERI-Capoeira servir de referência - a partir da reflexão e estudo do contexto histórico e das condições dadas e construídas - para a articulação entre o saber popular da prática social da/na capoeira e o conhecimento cientificamente sistematizado referente à prática social da capoeira e à constituição da categoria do Intelectual Maloqueiro como o intelectual orgânico forjado na prática social da capoeira, em articulação com outros setores e parcelas da sociedade, para a mudança e a superação das dificuldades e limitações da nossa realidade concreta. Assim, contribuiu-se para a discussão e a produção científica referente à educação popular para as áreas da Educação e da Educação Física.<br>Abstract : This doctoral research examined the contradictions emerging between popular knowledge and scientific knowledge in the context of discussions relevant to education and formation of popular educators capoeira. These contradictions were actually substantiated and had the empirical field of reflection on the educational practices of the two editions of the Capoeira Teachers Training Course in Intercultural Perspective - Capoeira-PERI, in order to contribute to the elaboration of reference epistemological, theoretical and pedagogical order the construction of citizenship and human emancipation socially relevant of Dialectical Historical Materialism. Thus, our proposal is characterized in the possibility of PERI-Capoeira serve as a reference, from a reflection and study the historical context and given conditions and constructed for the relationship between popular knowledge of the social practice of capoeira and systematized scientific knowledge and the constitution the category of intellectual Maloqueiro as organic intellectual forged in the social practice of capoeira in conjunction with other sectors and segments of society to change and overcome the difficulties and limitations of our reality. It is the innovative research needed to achieve a doctoral thesis as a contribution to the field of Education and Physical Education.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2012
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103386
Data: 2012


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