O Trabalho docente e as relações interpessoais no espaço escolar

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O Trabalho docente e as relações interpessoais no espaço escolar

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Título: O Trabalho docente e as relações interpessoais no espaço escolar
Autor: Rizzi, Ana Virginia Nion
Resumo: Esta pesquisa desenvolveu-se no Centro Integrado de Educação Pública Rodesindo Pavan, uma escola de período integral, na região oeste do município de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Buscou-se compreender o que significa o trabalho docente na sociedade capitalista e as relações interpessoais aí entabuladas. A análise está centrada no modo como essas relações constituem-se e constituem o tecido de relações na escola por meio de estratégias que visam "driblar" os efeitos nocivos do trabalho, como cansaço e desânimo, semelhantes aos identificados na síndrome de Burnout. Por tratar-se de uma escola de período integral, organizada nos moldes da proposta acima identificada, o trabalho traz em si resquícios de particularidades impressas a partir de pressupostos idealistas que configuram sua existência inicial e resitem aos dias de hoje. A metodologia utilizada na pesquisa é de caráter qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de observações, escutas, entrevistas e oficinas com registro em portfólios. As informações evidenciaram que a tomada de consciência das condições de trabalho e o esforço coletivo dos docentes podem criar bases de resistências aos mandos sociais que caracterizam o "adoecimento" do professor/professora.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103115
Data: 2006


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