Zé, tá pertinho de ir pro parque?: o tempo e o espaço do parque em uma instituição de educação infantil
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Rocha, Eloisa Acires Candal |
en |
dc.contributor.author |
Francisco, Zenilda Ferreira de |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:49:53Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T01:49:53Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
224711 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102751 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
en |
dc.description.abstract |
Tomando como ponto de partida uma Pedagogia da Educação Infantil orientada pela garantia dos direitos fundamentais das crianças, tomando como principal aporte teorico a Sociologia da Infância, buscou-se conhecer, a partir do tempo e espaço do parque, o entrelaçamento dos diferentes discursos e relações/interações estabelecidas por adultos e crianças que cotidianamente freqüentam este espaço da instituição de educação infantil. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer, descrever e analisar os modos como as crianças vivem suas infâncias no tempo e espaço do parque de um Núcleo de Educação Infantil, da Prefeitura Municipal de Florianópolis. A pesquisa buscou compreender quais são os sentidos e significados atribuídos pelas crianças e pelos adultos a esse espaço onde acontecem as "brincadeiras livres". Tomando como ponto de partida uma Pedagogia da Educação Infantil orientada pela garantia dos direitos fundamentais das crianças, tomando como principal aporte teorico a Sociologia da Infância, buscou-se conhecer, a partir do tempo e espaço do parque, o entrelaçamento dos diferentes discursos e relações/interações estabelecidas por adultos e crianças que cotidianamente freqüentam este espaço da instituição de educação infantil. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer, descrever e analisar os modos como as crianças vivem suas infâncias no tempo e espaço do parque de um Núcleo de Educação Infantil, da Prefeitura Municipal de Florianópolis. A pesquisa buscou compreender quais são os sentidos e significados atribuídos pelas crianças e pelos adultos a esse espaço onde acontecem as "brincadeiras livres". |
en |
dc.format.extent |
197 f.| il., grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Educação |
en |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
en |
dc.subject.classification |
Parques de recreacao |
en |
dc.subject.classification |
Espaço e tempo |
en |
dc.subject.classification |
Brincadeiras |
en |
dc.title |
Zé, tá pertinho de ir pro parque?: o tempo e o espaço do parque em uma instituição de educação infantil |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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