Zé, tá pertinho de ir pro parque?: o tempo e o espaço do parque em uma instituição de educação infantil

DSpace Repository

A- A A+

Zé, tá pertinho de ir pro parque?: o tempo e o espaço do parque em uma instituição de educação infantil

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Rocha, Eloisa Acires Candal en
dc.contributor.author Francisco, Zenilda Ferreira de en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:49:53Z
dc.date.available 2013-07-16T01:49:53Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 224711 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102751
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.description.abstract Tomando como ponto de partida uma Pedagogia da Educação Infantil orientada pela garantia dos direitos fundamentais das crianças, tomando como principal aporte teorico a Sociologia da Infância, buscou-se conhecer, a partir do tempo e espaço do parque, o entrelaçamento dos diferentes discursos e relações/interações estabelecidas por adultos e crianças que cotidianamente freqüentam este espaço da instituição de educação infantil. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer, descrever e analisar os modos como as crianças vivem suas infâncias no tempo e espaço do parque de um Núcleo de Educação Infantil, da Prefeitura Municipal de Florianópolis. A pesquisa buscou compreender quais são os sentidos e significados atribuídos pelas crianças e pelos adultos a esse espaço onde acontecem as "brincadeiras livres". Tomando como ponto de partida uma Pedagogia da Educação Infantil orientada pela garantia dos direitos fundamentais das crianças, tomando como principal aporte teorico a Sociologia da Infância, buscou-se conhecer, a partir do tempo e espaço do parque, o entrelaçamento dos diferentes discursos e relações/interações estabelecidas por adultos e crianças que cotidianamente freqüentam este espaço da instituição de educação infantil. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer, descrever e analisar os modos como as crianças vivem suas infâncias no tempo e espaço do parque de um Núcleo de Educação Infantil, da Prefeitura Municipal de Florianópolis. A pesquisa buscou compreender quais são os sentidos e significados atribuídos pelas crianças e pelos adultos a esse espaço onde acontecem as "brincadeiras livres". en
dc.format.extent 197 f.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Educação infantil en
dc.subject.classification Parques de recreacao en
dc.subject.classification Espaço e tempo en
dc.subject.classification Brincadeiras en
dc.title Zé, tá pertinho de ir pro parque?: o tempo e o espaço do parque em uma instituição de educação infantil en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
224711.pdf 1.766Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar