Auto-reflexão da razão no ensino de filosofia: diferentes elementos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Auto-reflexão da razão no ensino de filosofia: diferentes elementos

Mostrar registro completo

Título: Auto-reflexão da razão no ensino de filosofia: diferentes elementos
Autor: Silva, Alex Sander da
Resumo: O presente trabalho discute a disciplina de filosofia no ensino médio, sobretudo, analisando as concepções existentes numa perspectiva crítica, pensando as oscilações do seu espaço formativo. Nesse ínterim situamos os debates entre os que apostam nos idéias da modernidade e os que se referem a um novo tempo chamado pós-modernidade, destacando as elaborações teóricas da crise e da crítica dos referenciais da razão moderna, que vingaram nesses últimos tempos. Por isso, indagamos a respeito da pertinência, dos desafios e das rupturas da filosofia no ensino médio a fim de apreender a possibilidade de um referencial crítico que justifique sua presença nesse nível de ensino. O propósito é vincular o debate sobre as crises e a crítica à razão moderna, procurando reafirmar um resgate a auto-reflexão da razão que esteja envolvida na formação crítica do sujeito no processo pedagógico a partir do ensino de Filosofia.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102750
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
224199.pdf 787.1Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar