Por uma interface sociolinguística no livro didático de língua portuguesa: análises e contribuições
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Gorski, Edair Maria |
en |
dc.contributor.author |
Viana, Suelen de Andrade |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:40:00Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T01:40:00Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
224699 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102695 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística. |
en |
dc.description.abstract |
Esta dissertação trata de uma análise sociolingüística realizada em livros didáticos recomendados pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino de língua portuguesa no Brasil no nível fundamental. O foco principal da análise foi a concepção de língua e de gramática que está presente nos livros didáticos (LD) e a forma como tal concepção evidencia aspectos sociolingüísticos (como a noção de "certo" e "errado", variação lingüística, mudança lingüística e preconceito lingüístico, além do papel da norma padrão) para os alunos através das atividades elaboradas. De forma geral pôde-se verificar que a elaboração atual dos livros didáticos trabalha com um grau mínimo de aspectos sociolingüísticos e que esses aspectos, embora presentes, não significam que uma interface sociolingüística de abordagem mais consistente esteja sendo levada em consideração. |
en |
dc.format.extent |
155 f.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Linguística |
en |
dc.subject.classification |
Livros didaticos |
en |
dc.subject.classification |
Brasil |
en |
dc.subject.classification |
Lingua portuguesa |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
en |
dc.subject.classification |
Sociolinguistica |
en |
dc.title |
Por uma interface sociolinguística no livro didático de língua portuguesa: análises e contribuições |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar