Por uma interface sociolinguística no livro didático de língua portuguesa: análises e contribuições

DSpace Repository

A- A A+

Por uma interface sociolinguística no livro didático de língua portuguesa: análises e contribuições

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Gorski, Edair Maria en
dc.contributor.author Viana, Suelen de Andrade en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:40:00Z
dc.date.available 2013-07-16T01:40:00Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 224699 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102695
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística. en
dc.description.abstract Esta dissertação trata de uma análise sociolingüística realizada em livros didáticos recomendados pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino de língua portuguesa no Brasil no nível fundamental. O foco principal da análise foi a concepção de língua e de gramática que está presente nos livros didáticos (LD) e a forma como tal concepção evidencia aspectos sociolingüísticos (como a noção de "certo" e "errado", variação lingüística, mudança lingüística e preconceito lingüístico, além do papel da norma padrão) para os alunos através das atividades elaboradas. De forma geral pôde-se verificar que a elaboração atual dos livros didáticos trabalha com um grau mínimo de aspectos sociolingüísticos e que esses aspectos, embora presentes, não significam que uma interface sociolingüística de abordagem mais consistente esteja sendo levada em consideração. en
dc.format.extent 155 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Linguística en
dc.subject.classification Livros didaticos en
dc.subject.classification Brasil en
dc.subject.classification Lingua portuguesa en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Sociolinguistica en
dc.title Por uma interface sociolinguística no livro didático de língua portuguesa: análises e contribuições en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
224699.pdf 1.877Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar