Por uma interface sociolinguística no livro didático de língua portuguesa: análises e contribuições

DSpace Repository

A- A A+

Por uma interface sociolinguística no livro didático de língua portuguesa: análises e contribuições

Show full item record

Title: Por uma interface sociolinguística no livro didático de língua portuguesa: análises e contribuições
Author: Viana, Suelen de Andrade
Abstract: Esta dissertação trata de uma análise sociolingüística realizada em livros didáticos recomendados pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino de língua portuguesa no Brasil no nível fundamental. O foco principal da análise foi a concepção de língua e de gramática que está presente nos livros didáticos (LD) e a forma como tal concepção evidencia aspectos sociolingüísticos (como a noção de "certo" e "errado", variação lingüística, mudança lingüística e preconceito lingüístico, além do papel da norma padrão) para os alunos através das atividades elaboradas. De forma geral pôde-se verificar que a elaboração atual dos livros didáticos trabalha com um grau mínimo de aspectos sociolingüísticos e que esses aspectos, embora presentes, não significam que uma interface sociolingüística de abordagem mais consistente esteja sendo levada em consideração.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102695
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
224699.pdf 1.877Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar