Por uma interface sociolinguística no livro didático de língua portuguesa: análises e contribuições
Show full item record
Title:
|
Por uma interface sociolinguística no livro didático de língua portuguesa: análises e contribuições |
Author:
|
Viana, Suelen de Andrade
|
Abstract:
|
Esta dissertação trata de uma análise sociolingüística realizada em livros didáticos recomendados pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino de língua portuguesa no Brasil no nível fundamental. O foco principal da análise foi a concepção de língua e de gramática que está presente nos livros didáticos (LD) e a forma como tal concepção evidencia aspectos sociolingüísticos (como a noção de "certo" e "errado", variação lingüística, mudança lingüística e preconceito lingüístico, além do papel da norma padrão) para os alunos através das atividades elaboradas. De forma geral pôde-se verificar que a elaboração atual dos livros didáticos trabalha com um grau mínimo de aspectos sociolingüísticos e que esses aspectos, embora presentes, não significam que uma interface sociolingüística de abordagem mais consistente esteja sendo levada em consideração. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102695
|
Date:
|
2005 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar