Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais

DSpace Repository

A- A A+

Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Meksenas, Paulo en
dc.contributor.author Pavanati, Iandra en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:06:21Z
dc.date.available 2013-07-16T01:06:21Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 214173 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102493
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. en
dc.description.abstract Estudo das práticas de cinco professores de História que atuam na educação básica na região da Grande Florianópolis. Foram selecionados sujeitos cujas práticas docentes eram, em alguma medida, do conhecimento da pesquisadora, que estivessem exercendo a profissão por mais de cinco anos e, principalmente, que utilizassem recursos audiovisuais em suas didáticas. As fontes empíricas desta pesquisa foram os depoimentos dos professores e, paralelamente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a profissão de professor e sobre a utilização didática de audiovisuais. O estudo partiu da hipótese de que as experiências vividas pelos professores influenciam o modo como os mesmos desenvolverão as suas aulas. Tomando o conceito de experiência em Thompson (1981), Scott (1999) e Bondía (2002) foi possível analisar os depoimentos e visualizar, nas narrativas dos professores, como se foram construindo as suas didáticas de utilização de recursos audiovisuais enquanto expressões de vivências e construções pessoais a influenciar e tornar significativa a sua prática docente. Foi possível perceber ainda, nas lembranças dos depoentes, que estas são descritas a partir de escolhas por eles realizadas com base em marcas de memória, as quais expressam momentos ou situações importantes em suas vidas. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Professores de história en
dc.subject.classification Florianópolis (SC) en
dc.subject.classification Pratica de ensino en
dc.subject.classification História en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Recursos audiovisuais en
dc.title Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
214173.pdf 527.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar