Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Bianchetti, Lucídio en
dc.contributor.author Ramos, Daniela Karine en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:01:24Z
dc.date.available 2013-07-16T01:01:24Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 213401 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102462
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. en
dc.description.abstract A colaboração é uma ação social, na qual pessoas compartilham objetivos e aprendem juntas visando superar desafios. Destacamos que este tipo de atividade pode ser realizada por meio do suporte da Internet. A partir disso, o objetivo do trabalho foi analisar as possibilidades e os limites da aprendizagem colaborativa apoiada por computador no processo escolar. Neste sentido para promover a colaboração utilizamos como estratégia pedagógica a "proposta de desafios", criados a partir da metodologia da problematização e do modelo descrito pela WebQuest. Esta atividade baseada em desafios foi aplicada em uma escola pública da cidade de Florianópolis em Santa Catarina, envolvendo duas turmas de oitava série, uma matutina e outra vespertina, na disciplina de História. O envolvimento de duas turmas tornou necessário o uso de um recurso tecnológico para viabilizar o desenvolvimento da atividade, pois os alunos estavam em tempos e espaço diferentes. O planejamento da atividade e a sua análise foi baseada, principalmente, nas idéias de Vygotsky e, também, nos elementos e princípios descritos na Teoria da Atividade. A partir disso, conseguimos identificar as contrições e limites deste tipo de atividade. E, ainda, discutimos a colaboração como divisão de tarefas. Por outro lado, vislumbramos a colaboração como modo de socialização do ser humano e estratégia para construção de conhecimentos a partir de uma postura ativa e solidária. en
dc.format.extent 1 v.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Tecnologia da informação en
dc.subject.classification Aprendizagem en
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador en
dc.title Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental en
dc.type Dissertação (Mestrado) en
dc.contributor.advisor-co Quartiero, Elisa Maria en


Files in this item

Files Size Format View
213401.pdf 2.304Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar