Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Bianchetti, Lucídio |
en |
dc.contributor.author |
Ramos, Daniela Karine |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:01:24Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T01:01:24Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
213401 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102462 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
en |
dc.description.abstract |
A colaboração é uma ação social, na qual pessoas compartilham objetivos e aprendem juntas visando superar desafios. Destacamos que este tipo de atividade pode ser realizada por meio do suporte da Internet. A partir disso, o objetivo do trabalho foi analisar as possibilidades e os limites da aprendizagem colaborativa apoiada por computador no processo escolar. Neste sentido para promover a colaboração utilizamos como estratégia pedagógica a "proposta de desafios", criados a partir da metodologia da problematização e do modelo descrito pela WebQuest. Esta atividade baseada em desafios foi aplicada em uma escola pública da cidade de Florianópolis em Santa Catarina, envolvendo duas turmas de oitava série, uma matutina e outra vespertina, na disciplina de História. O envolvimento de duas turmas tornou necessário o uso de um recurso tecnológico para viabilizar o desenvolvimento da atividade, pois os alunos estavam em tempos e espaço diferentes. O planejamento da atividade e a sua análise foi baseada, principalmente, nas idéias de Vygotsky e, também, nos elementos e princípios descritos na Teoria da Atividade. A partir disso, conseguimos identificar as contrições e limites deste tipo de atividade. E, ainda, discutimos a colaboração como divisão de tarefas. Por outro lado, vislumbramos a colaboração como modo de socialização do ser humano e estratégia para construção de conhecimentos a partir de uma postura ativa e solidária. |
en |
dc.format.extent |
1 v.| il., grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Educação |
en |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
en |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
en |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
en |
dc.title |
Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
dc.contributor.advisor-co |
Quartiero, Elisa Maria |
en |
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