Ensino do direito na graduação: o impacto dos trabalhos de conclusão de curso nas IES de Manaus (AM) - 2002/04

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Ensino do direito na graduação: o impacto dos trabalhos de conclusão de curso nas IES de Manaus (AM) - 2002/04

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Título: Ensino do direito na graduação: o impacto dos trabalhos de conclusão de curso nas IES de Manaus (AM) - 2002/04
Autor: Almeida, Maria Suely Cruz de
Resumo: A dissertação de Mestrado intitulada "Ensino do Direito na Graduação: o impacto dos trabalhos de conclusão de curso nas IES de Manaus (Am) - 2002/04 é fruto de um estudo de caso realizado em 03 instituições de Ensino Superior de Manaus e objetivou verificar se os alunos finalistas dos Cursos de Direito dessas IES estão dedicando-se à pesquisa e se suas temáticas pesquisadas estão vinculadas às necessidades locais e as demandas regionais. A analise tomou como fundamentos uma abordagem qualitativa, tendo na escola de Frankfurt seu referencial de base, que nos possibilitou enxergar o problema a partir de uma concepção crítica contrapondo-se com a tendência tradicionalista que predomina no campo jurídico. Assim, o tratamento dado a elaboração e defesa da monografia no curso de direito após sua exigência pela Portaria Ministerial 1886/94 não ficou definido, visto que inúmeras alterações ocorreram até a última pela Resolução 09/2004. Portanto, no presente trabalho procurou-se fazer um estudo para saber a importância da exigência do trabalho de curso e se a inclusão da pesquisa é relevante para a aquisição de conhecimento na área jurídica. Enfatizando o desenrolar dos acontecimentos históricos voltados para o ensino jurídico desde sua criação no Brasil no Período Imperial com os Cursos de São Paulo e Olinda. A analise culmina com um olhar sobre os cursos da UFAM, UNINORTE e CIESA onde se analisou e observou-se que seus alunos vêm cumprindo tal exigência, trabalhando as temáticas dentro das necessidades locais e demandas regionais. Mas, chegou-se a conclusão de que falta mais empenho das IES, buscando parcerias, investindo e incentivando seus docentes e discentes para a importância da pesquisa no ensino do Direito.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102031
Data: 2005


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