A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DSpace Repository

A- A A+

A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Ern, Edel en
dc.contributor.author Pereira, Angelita en
dc.date.accessioned 2013-07-15T23:44:41Z
dc.date.available 2013-07-15T23:44:41Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 221513 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101993
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. en
dc.description.abstract Nesta dissertação, analiso a formação de professores para as séries iniciais - 1ª a 4ª série do ensino fundamental e educação infantil - junto ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Modalidade a Distância. O foco são as influências dos pressupostos teórico-metodológicos do curso (Teoria Histórico-Cultural) na prática pedagógica desenvolvida pelos professores-alunos em suas instituições escolares, bem como a incorporação das tecnologias de informação e comunicação nessas práticas escolares. A categoria para análise foi a "mediação", mais especificamente a mediação pedagógica. Para o desenvolvimento do trabalho, realizei uma pesquisa de campo junto aos professores-alunos de cinco municípios da Grande Florianópolis. Os instrumentos utilizados foram questionários e entrevistas. A organização dos dados obtidos e sua análise foram realizadas na perspectiva metodológica quantitativa e qualitativa, utilizando-se a análise de conteúdo para melhor compreensão da categoria "mediação". Também recorri à minha vivência, enquanto tutora do curso. O trabalho está fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, especialmente nos estudos desenvolvidos por Vygotsky. Os resultados do estudo mostram que elementos dos pressupostos teóricos do curso, foram incorporados à prática pedagógica dessas professoras o que lhes permitiu re-significar dimensões de sua prática concorrendo para o estabelecimento de um perfil mediador destas profissionais. A pesquisa assinalou ainda a necessidade de o Centro de Educação a Distância - CEAD da UDESC rever e reestruturar as questões relativas ao uso dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo Curso, e proporcionar a seus alunos mais subsídios para modificar sua prática pedagógica, de modo que possam introduzir de maneira inteligente o uso das tecnologias em sala de aula. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Ensino a distancia en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Professores - en
dc.subject.classification Formação en
dc.subject.classification Pratica de ensino en
dc.title A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
221513.pdf 369.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar