A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Ern, Edel |
en |
dc.contributor.author |
Pereira, Angelita |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-15T23:44:41Z |
|
dc.date.available |
2013-07-15T23:44:41Z |
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dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
221513 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101993 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
en |
dc.description.abstract |
Nesta dissertação, analiso a formação de professores para as séries iniciais - 1ª a 4ª série do ensino fundamental e educação infantil - junto ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Modalidade a Distância. O foco são as influências dos pressupostos teórico-metodológicos do curso (Teoria Histórico-Cultural) na prática pedagógica desenvolvida pelos professores-alunos em suas instituições escolares, bem como a incorporação das tecnologias de informação e comunicação nessas práticas escolares. A categoria para análise foi a "mediação", mais especificamente a mediação pedagógica. Para o desenvolvimento do trabalho, realizei uma pesquisa de campo junto aos professores-alunos de cinco municípios da Grande Florianópolis. Os instrumentos utilizados foram questionários e entrevistas. A organização dos dados obtidos e sua análise foram realizadas na perspectiva metodológica quantitativa e qualitativa, utilizando-se a análise de conteúdo para melhor compreensão da categoria "mediação". Também recorri à minha vivência, enquanto tutora do curso. O trabalho está fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, especialmente nos estudos desenvolvidos por Vygotsky. Os resultados do estudo mostram que elementos dos pressupostos teóricos do curso, foram incorporados à prática pedagógica dessas professoras o que lhes permitiu re-significar dimensões de sua prática concorrendo para o estabelecimento de um perfil mediador destas profissionais. A pesquisa assinalou ainda a necessidade de o Centro de Educação a Distância - CEAD da UDESC rever e reestruturar as questões relativas ao uso dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo Curso, e proporcionar a seus alunos mais subsídios para modificar sua prática pedagógica, de modo que possam introduzir de maneira inteligente o uso das tecnologias em sala de aula. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Educação |
en |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
en |
dc.subject.classification |
Educação |
en |
dc.subject.classification |
Professores - |
en |
dc.subject.classification |
Formação |
en |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
en |
dc.title |
A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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