A narração de histórias no espaço escolar: a experiência do Pró-Leitura

DSpace Repository

A- A A+

A narração de histórias no espaço escolar: a experiência do Pró-Leitura

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Girardello, Gilka Elvira Ponzi en
dc.contributor.author Umbelino, Janaina Damasco en
dc.date.accessioned 2013-07-15T22:55:10Z
dc.date.available 2013-07-15T22:55:10Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 222481 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101666
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. en
dc.description.abstract A presente dissertação analisa aspectos da narração de histórias em um contexto em que ela é praticada de forma institucionalizada em uma escola, compondo o quadro de disciplinas. A pesquisa foi realizada no período de abril a novembro de 2004 na Escola de Aplicação do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, onde há doze anos são regularmente contadas histórias na sala de aula, com dia e hora marcados, no contexto do Projeto Pró-leitura. Nosso foco é a forma como as crianças, que participam desta atividade desde a Educação Infantil, compreendem a narração de histórias naquele contexto. Resgatamos o histórico do projeto através de documentos e de entrevistas com professores da instituição, fizemos observações de sessões e realizamos entrevistas com alunos do Ensino Fundamental e Médio que ouviram histórias nesta escola em diferentes momentos do projeto Pró-leitura.. A partir dos depoimentos das crianças, ficou clara a importância das imagens subjetivas produzidas por elas na relação dialógica que estabelecem com a narrativa escutada. Discutimos a importância da relação entre o narrador e o ouvinte - e de todo o contexto da narração - para o significado da experiência. Com essa atenção ao sentido que as próprias crianças dão à narração de histórias, a pesquisa procura contribuir para estimular a regularidade dessa prática na formação dos alunos. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Historias en
dc.subject.classification Literatura infantojuvenil en
dc.subject.classification Arte de contar historias en
dc.subject.classification Imaginação en
dc.title A narração de histórias no espaço escolar: a experiência do Pró-Leitura en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
222481.pdf 941.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar