A narração de histórias no espaço escolar: a experiência do Pró-Leitura
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
en |
dc.contributor.author |
Umbelino, Janaina Damasco |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-15T22:55:10Z |
|
dc.date.available |
2013-07-15T22:55:10Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
222481 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101666 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
en |
dc.description.abstract |
A presente dissertação analisa aspectos da narração de histórias em um contexto em que ela é praticada de forma institucionalizada em uma escola, compondo o quadro de disciplinas. A pesquisa foi realizada no período de abril a novembro de 2004 na Escola de Aplicação do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, onde há doze anos são regularmente contadas histórias na sala de aula, com dia e hora marcados, no contexto do Projeto Pró-leitura. Nosso foco é a forma como as crianças, que participam desta atividade desde a Educação Infantil, compreendem a narração de histórias naquele contexto. Resgatamos o histórico do projeto através de documentos e de entrevistas com professores da instituição, fizemos observações de sessões e realizamos entrevistas com alunos do Ensino Fundamental e Médio que ouviram histórias nesta escola em diferentes momentos do projeto Pró-leitura.. A partir dos depoimentos das crianças, ficou clara a importância das imagens subjetivas produzidas por elas na relação dialógica que estabelecem com a narrativa escutada. Discutimos a importância da relação entre o narrador e o ouvinte - e de todo o contexto da narração - para o significado da experiência. Com essa atenção ao sentido que as próprias crianças dão à narração de histórias, a pesquisa procura contribuir para estimular a regularidade dessa prática na formação dos alunos. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Educação |
en |
dc.subject.classification |
Historias |
en |
dc.subject.classification |
Literatura infantojuvenil |
en |
dc.subject.classification |
Arte de contar historias |
en |
dc.subject.classification |
Imaginação |
en |
dc.title |
A narração de histórias no espaço escolar: a experiência do Pró-Leitura |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar