Educação intercultural e a desconstrução da subalternidade indígena kaingang

DSpace Repository

A- A A+

Educação intercultural e a desconstrução da subalternidade indígena kaingang

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fleuri, Reinaldo Matias pt_BR
dc.contributor.author Orço, Claudio Luiz pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-26T01:00:17Z
dc.date.available 2013-06-26T01:00:17Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 313852 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101037
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Inscrito num espaço de reflexão no qual a politização étnica, a educação intercultural e o papel do ensino e da escola no processo de desconstrução das chamadas Identidades Colonizadas colocam-se como temáticas centrais entre professores atuantes nas comunidades indígenas, este trabalho procura indagar em que medida tais reflexões articulam-se coletivamente e são convertidas por estes atores sociais em práticas educativas destinadas à desconstrução da subalternidade indígena. Para tanto, adota como espaço de análise a comunidade étnica Kaingang da Terra Indígena Xapecó, município de Ipuaçu, região Oeste do estado de Santa Catarina, e, como atores de interlocução, o grupo de professores atuantes na Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê (EIEBCV). pt_BR
dc.format.extent 237 p.| ils., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Indios Kaingang pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Professores pt_BR
dc.title Educação intercultural e a desconstrução da subalternidade indígena kaingang pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
313852.pdf 2.351Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar