Aprendendo a(vi)ver com a Capricho

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Título: Aprendendo a(vi)ver com a Capricho
Autor: Klein, Gabriela Falcão
Resumo: A presente pesquisa tem como foco a (revista) Capricho e coloca em evidência a questão do aumento da disseminação e da pulverização de canais de comunicação estabelecidos com e entre leitoras, através da Capricho. A própria Capricho, ao se desdobrar em muitas plataformas além da sexagenária revista, como o site, a presença nas redes sociais, o licenciamento de diversos produtos e serviços, os reality shows e eventos, além da criação de "celebridades caprichadas", possibilita, de acordo com essa dissertação, uma mudança nos modos pelos quais as leitoras/consumidoras se relacionam com a Capricho. O estudo procura problematizar algumas questões sobre a cultura da convergência, identidade e consumo presentes no "mundo Capricho", dando enfoque aos modos como as leitoras são ensinadas a serem consumidoras através desse "mundo". Os pressupostos teóricos dessa pesquisa apoiam-se nos Estudos Culturais e nos estudos de comunicação e mídia, em autores como Jesús Martin-Barbero, Leonor Arfuch, Stuart Hall, Henry Jenkins, Luis Enrique Alonso e Rosa Maria Bueno Fischer. A pesquisa selecionou, para análise, o percurso histórico da revista Capricho (com ênfase nas décadas de 1990 e 2000), as "celebridades caprichadas" Manu Gavassi e "Colírios", além do reality show Temporada de Moda Capricho e o evento NoCapricho, ambos na edição do ano de 2011.This research focuses on the Capricho magazine. Putting in evidence the issue of the spread ofthe communication channels with and between Capricho's young readers. The magazine, unfolding itself on many platforms beyond the written support, like the website, the communities in Orkut, Facebook profile, the licensing of various products and services, reality shows and events, and the creation of "celebridades caprichadas", permits, according to this thesis, a change in the ways in which readers / consumers are related with Capricho. Now, this relationship expands to be held through Capricho. The study discusses matters about convergence, identity and consumption present in the "Capricho's world", focusing on the ways in which readers are taught to be consumers through this world. The theoretical research are supported by Cultural Studies and communication studies and media, and by authors like Jesus Martin-Barbero, Leonor Arfuch, Stuart Hall, Henry Jenkins, Luis Enrique Alonso and Rosa Maria Bueno Fischer. The research selected for analysis the historical background of the magazine Capricho (with emphasis on the decades of 1990 and 2000), the "celebridades caprichadas" Manu Gavassi and Colírios, besides the reality show "Temporada de moda" and NoCapricho, both the edition of the year 2011.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100415
Data: 2012


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