Um modelo desagregado de escolha discreta para a análise das preferências do mercado

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo desagregado de escolha discreta para a análise das preferências do mercado

Show full item record

Title: Um modelo desagregado de escolha discreta para a análise das preferências do mercado
Author: Aguilar Cordova, Luis Alberto
Abstract: Este trabalho visa oferecer uma oportunidade de agregar valor ao processo de marketing estratégico das organizações orientadas para o mercado. Apresenta-se uma metodologia, baseada em análise de escolha discreta, consistente com o princípio fundamental do marketing atual: os consumidores são diferentes. Desenvolve-se um modelo hierárquico de inferência bayesiana que permite a estimação de parâmetros individuais de preferências utilizando reduzida informação por entrevistado. O comportamento individual de escolha é descrito através de um modelo multinomial logit ordenado. Os parâmetros estimados alimentam um simulador de preferências, para desenvolver análise competitiva, visando identificar oportunidades de mercado além de formular e avaliar estratégias alternativas de marketing para aproveitar essas oportunidades. A aplicabilidade da metodologia é ilustrada mediante uma aplicação empírica num contexto de marketing educacional.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83260
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
PEPS2171-T.pdf 3.351Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar