Um modelo desagregado de escolha discreta para a análise das preferências do mercado

Repositorio Dspace

A- A A+

Um modelo desagregado de escolha discreta para a análise das preferências do mercado

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Um modelo desagregado de escolha discreta para a análise das preferências do mercado
Autor: Aguilar Cordova, Luis Alberto
Resumen: Este trabalho visa oferecer uma oportunidade de agregar valor ao processo de marketing estratégico das organizações orientadas para o mercado. Apresenta-se uma metodologia, baseada em análise de escolha discreta, consistente com o princípio fundamental do marketing atual: os consumidores são diferentes. Desenvolve-se um modelo hierárquico de inferência bayesiana que permite a estimação de parâmetros individuais de preferências utilizando reduzida informação por entrevistado. O comportamento individual de escolha é descrito através de um modelo multinomial logit ordenado. Os parâmetros estimados alimentam um simulador de preferências, para desenvolver análise competitiva, visando identificar oportunidades de mercado além de formular e avaliar estratégias alternativas de marketing para aproveitar essas oportunidades. A aplicabilidade da metodologia é ilustrada mediante uma aplicação empírica num contexto de marketing educacional.
Descripción: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83260
Fecha: 2002


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
PEPS2171-T.pdf 3.351Mb PDF Ver/

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar