| dc.date.accessioned | 
02 setembro 2009 | 
pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 
2009-09-02T13:14:40Z | 
pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 
2018-02-06T15:05:52Z | 
 | 
| dc.date.available | 
2009-09-02T13:14:40Z | 
pt_BR | 
| dc.date.available | 
2018-02-06T15:05:52Z | 
 | 
| dc.date.created | 
2007 | 
pt_BR | 
| dc.date.issued | 
2009-09-02T13:14:40Z | 
pt_BR | 
| dc.identifier.uri | 
http://hdl.handle.net/praxis/327 | 
pt_BR | 
| dc.identifier.uri | 
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/327 | 
 | 
| dc.title | 
O ensino de métodos e técnicas de pesquisa nos cursos de Ciências Sociais | 
pt_BR | 
| dc.type | 
article | 
pt_BR | 
| dc.creator.author | 
Heloísa Helena T. de Souza Martins | 
pt_BR | 
| dc.description.availableAt | 
<http://www.cchla.ufrn.br/cronos/anteriores/numero8.2.html> | 
pt_BR | 
| dc.description.locality | 
Natal - RN | 
pt_BR | 
| dc.subject.keywords | 
Metodologia de pesquisa. Métodos qualitativos. Métodos quantitativos. | 
pt_BR | 
| dc.abstract.summary | 
O artigo tem o objetivo de apresentar algumas reflexões sobre o ensino dos métodos e técnicas de pesquisa, buscando esclarecer o processo de constituição de padrões de trabalho científico que orientam tanto a definição dos programas das disciplinas nos cursos de ciências sociais como o trabalho em instituições de pesquisa. Tendo em conta a diversidade de métodos (e técnicas) de investigação e de métodos de explicação, procura reconstruir como o debate em torno dos métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa expressa diferentes momentos do processo de afirmação da Sociologia como ciência. O locus dessa história é a sociologia norte-americana em meados dos anos 30, tendo como personagem principal Paul F. Lazarsfeld e a sua atuação junto ao Bureau of Applied Social Research na Universidade de Columbia. | 
pt_BR | 
| dc.description.source | 
Página Virtual da Revista Cronos | 
pt_BR | 
| dc.description.edition | 
v. 8, n. 2 | 
pt_BR |