Modelagem matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação

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Modelagem matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Caldeira, Ademir Donizeti pt_BR
dc.contributor.author Magnus, Maria Carolina Machado pt_BR
dc.date.accessioned 2013-03-04T20:50:52Z
dc.date.available 2013-03-04T20:50:52Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 303340 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99480
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pt_BR
dc.description.abstract Os primeiros trabalhos sobre Modelagem na Educação Matemática brasileira aparecem em meados da década de 70, tendo como principais precursores os professores Aristides Camargos Barreto, Ubiratan D'Ambrósio e Rodney Carlos Bassanezi. A partir destes trabalhos a modelagem foi sendo disseminada pelo país. Porém, embora esta tendência venha crescendo no Brasil e adquirindo novos adeptos, ainda não parece fazer parte 'efetiva' no ensino de matemática. Ainda há obstáculos para sua implementação. Desta forma, esta dissertação se propôs a responder ao seguinte questionamento: Quais os principais obstáculos e dificuldades relatados pelos professores de matemática ao trabalharem, ou não, com Modelagem em sala de aula? Com o objetivo de responder este problema, propus-me a analisar os principais obstáculos encontrados pelos professores para o seu uso em sala de aula. Para tanto, enviei um questionário com algumas perguntas abertas e outras fechadas, via e-mail, a 250 professores da rede pública estadual do estado de Santa Catarina. Destes, tive um retorno de 43 questionários respondidos. A pesquisa é do tipo qualitativo, pois, procuro identificar e analisar os obstáculos relatados pelos professores sem fazer generalizações ou quantificações. Levo em consideração que essa amostragem possui suas significações e crenças e não podem ser quantificadas e generalizadas para qualquer amostra. Para a construção do texto de análise baseei-me na análise textual discursiva e construí as unidades de sentido a posteriori. pt_BR
dc.format.extent 121 p.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Matematica - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Educaçao matemática pt_BR
dc.title Modelagem matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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