As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência...

DSpace Repository

A- A A+

As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência...

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Quinteiro, Jucirema pt_BR
dc.contributor.author Spinelli, Carolina Shimomura pt_BR
dc.date.accessioned 2013-03-04T20:48:18Z
dc.date.available 2013-03-04T20:48:18Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 304618 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99477
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as metodologias de pesquisa que vêm sendo utilizadas com a criança na escola com o intuito de compreender como essa emerge como sujeito e objeto na pesquisa educacional e quais são as contribuições dessa produção para a explicitação do fenômeno da infância na sociedade contemporânea. Assim, busca-se traçar um panorama da produção acadêmica, no período de 1987 a 2010, tendo como objetivo específico identificar e caracterizar as tendências teórico-metodológicas a partir de procedimentos, técnicas e estratégias metodológicas utilizados pelos pesquisadores para acessar, "ouvir", registrar, selecionar e analisar as representações da criança na escola. O foco da análise centra-se na perspectiva histórica e cultural, que compreende a infância como condição social de ser criança e esta como sujeito humano de pouca idade cuja atividade principal é a brincadeira. A metodologia adotada pauta-se nos princípios e nas orientações presentes na definição de monografia de base de Saviani, a partir da realização de um amplo e rigoroso levantamento da produção acadêmica existente sobre as pesquisas com criança na escola, com destaque para a ANPEd e a Capes. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa destaca-se o aumento significativo da produção acadêmica nos últimos 10 anos e o "ouvir" a criança como uma forte tendência metodológica relacionada ao uso da etnografia, resultando em certa alteração do lugar que ocupa a infância e a criança na pesquisa educacional brasileira - de sujeito silenciado a criança passa à condição de testemunha da sua própria história. pt_BR
dc.description.abstract This paper has as its objective the analysis of the research methodologies that have been utilized with the child in school, in the sense of understanding how the child arises as subject and object within educational research and what are the contributions of this production for the unraveling of the phenomenon of childhood in contemporary society. Thus, we seek out an overview of the academic production, in the period from 1980 to 2010, having as a specific object to identify and characterize the theoretical-methodological tendencies drawn from the techniques and methodological strategies used by researchers to access, hear, register, select and analyze the representations of the child in school. The focus of the analysis is centered around the historical and cultural perspective that views childhood as the social condition of being a child and views the child as a human subject of tender age whose main activity is child#s play. The methodology used is based on the principles and orientations present in the definition of monografia de base by Saviani, from the carrying-out of a large and rigorous screening of the existing academic production about researches with children in school, with special attention to ANPEd and Capes. Among the results obtained in this research we can single out the amazing increase in the number of academic productions and #listening# to the child as a strong methodological tendency related to the use of the ethnography creating a shift in the place occupied by childhood and the child within Brazilian educational research - from silenced subject the child is now witness to his (her) own history. en
dc.format.extent 1 v.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa educacional pt_BR
dc.subject.classification Escolas pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa - pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.title As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência... pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
304618.pdf 2.139Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar