Abstract:
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O trabalho tem como objetivo identificar e analisar quais as dificuldades encontradas no processo de formação, apontadas pelos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFSC que hoje exercem a docência, e os que estão inseridos ou já concluíram mestrado nos programas de pós-graduação em Educação Científica e Tecnológico e de Matemática e Computação Científica da UFSC. O interesse pela temática de estudo é devido à minha participação como integrante, representante discente da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática da UFSC, durante os anos de 2003 e 2004, assim como nas discussões de reformulação curricular para construção de uma proposta de currículo adequada à nova legislação. Esta experiência possibilitou o contato com questões relativas à formação dos futuros profissionais da educação. Também minha experiência profissional, no exercício da docência no ensino fundamental e médio, na rede pública e na rede privada, durante um ano e meio, foi de suma importância, pois se constituiu como campo privilegiado de observação da realidade e das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação. |