A Indisciplina na educação física escolar

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A Indisciplina na educação física escolar

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Juarez Vieira do pt_BR
dc.contributor.author Sant'Ana, Antonio Sérgio Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T10:44:01Z
dc.date.available 2012-10-26T10:44:01Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 301460 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96303
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. pt_BR
dc.description.abstract As mudanças sociais ocorridas nos últimos séculos e a redemocratização do ensino público obrigaram as escolas a se desarmarem, a se pacificarem e a mudarem as suas práticas mais rudes de ensino tendo como desafio a mediação das diferenças éticas, culturais, religiosas e socioeconômicas da grande massa que adentrou nestas instituições. Acrescentados a isto, a preocupação em lidar com adolescentes tem gerado diversas queixas de professores, considerando que a adolescência compreende uma fase da vida de importantes alterações biopsicossociais. De tal modo, a manifestação da indisciplina é mais percebida pelos professores e é um dos principais fatores que afetam o seu desempenho e o processo de ensino-aprendizagem. O foco deste estudo são os professores de Educação Física, já que esta disciplina por si só é diferenciada na escola, não só pelo local de realização de suas aulas, como também, por seu objeto de estudo, a cultura corporal, a qual proporciona maior contato entre os estudantes, potencializando assim, os conflitos. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar os problemas de indisciplina nas aulas de Educação Física, bem como as estratégias adotadas pelos professores para minimizar seus prejuízos pedagógicos no Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados que contou com a colaboração dos 23 professores de Educação Física, sendo 15 do sexo masculino e oito do sexo feminino, que atuam no quadro efetivo do magistério público estadual da 32ª Diretoria Regional de Educação, na Região do Recôncavo da Bahia. Na coleta de dados, os instrumentos utilizados foram a Escala de Avaliação de Indisciplina na Educação Física Escolar (EIEF) e uma entrevista semi estruturada. Para a análise dos dados quantitativos foi empregado o software Statistical Package for the Social Science 17.0 e na análise dos dados qualitativos, o software Qualitative Solutions Research Nvivo 8.0. A revisão de literatura permitiu a classificação da indisciplina escolar em cinco dimensões: fatores educativos centrados na escola, fatores educativos centrados no estudante, fatores educativos centrados no professor, fatores educativos centrados na relação professor-aluno e fatores sociofamiliares. Estas dimensões nortearam a construção e validação da EIEF e os estudos exploratórios de aplicação desta ferramenta apontaram que os professores pesquisados creditaram aos fatores sociofamiliares como principal fator associado à indisciplina, tanto na análise por gênero como por ciclo de desenvolvimento profissional, e também reconheceram a influência da escola no comportamento do estudante. A análise das entrevistas revelou que a principal estratégia utilizada, tanto na prevenção quanto na resolução dos conflitos, foi o diálogo, seguido pelo afastamento do estudante das atividades e pelo planejamento das aulas. As evidências encontradas sugerem a continuidade do estudo para contribuir com propostas de melhoria da formação inicial e continuada dos professores, bem como para minimizar as dificuldades encontradas por professores em início de carreira. pt_BR
dc.format.extent 149 p.| grafs., tabs., mapas pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Disciplina escolar pt_BR
dc.subject.classification Professores e alunos pt_BR
dc.subject.classification Professores de educação fisica pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title A Indisciplina na educação física escolar pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Azevedo, Edson Souza de pt_BR


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